Ícone buscar

Secretário da Educação, Átila Lira, visita escolas da 1ª Gre

  • 01/02/2013

O Secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, esteve visitando, durante toda a quinta-feira (31), escolas da 1ª Gerência Regional de Educação. Acompanhando o secretário, a Diretora da Unidade de Gestão e Inspeção, Eudina Rocha, e a gerente da 1ª Gre, Narjara Machado.

Antes de chegar à região de Parnaíba, o secretário fez uma visita à Unidade Escolar Paulo Ferraz, de Capitão de Campos, onde garantiu a reforma da escola. A U. E. Paulo Ferraz, considerada exemplar, já está sendo equipada e teve a reforma assegurada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) para que possa oferecer melhores condições para alunos e professores.

 

Átila Lira também aproveitou para esclarecer à direção da escola que todos os espaços existentes na escola são de uso da comunidade escolar. "Vocês têm aqui um núcleo de Educação à Distância que pode ser usado nos períodos ociosos, pelos próprios alunos, para pesquisa, já que o núcleo é equipado com equipamentos modernos que facilitam essa atividade. Aproveito para dizer que qualquer escola que esteja em situação semelhante tem total autonomia para fazer a mesma coisa", explicou o secretário.

 

Já em Cocal, no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Dep. Paulo Magalhães, o secretário visitou as instalações da escola e garantiu a reforma e ampliação do Centro. "A Escola Técnica Agrícola atende alunos da região, não só de Cocal, mas também Luis Correia, Cocal dos Alves e até de Viçosa, no Ceará. É uma escola que o governador Wilson Martins já autorizou a ampliação e a reforma, além da renovação do equipamento, só faltando o ginásio de esportes para ficar totalmente pronta", disse Átila. A escola atende, atualmente, 260 alunos em regime de internato e semi-internato

Ainda em Cocal, o secretário conversou com o prefeito Rubens Vieira sobre a municipalização das séries iniciais do Ensino Fundamental. "Vamos municipalizar a Unidade Escolar Samuel Tupinambá e os alunos do 1º ao 5º ano já vão fazer parte da rede municipal".

A próxima cidade visitada foi Cocal dos Alves, onde o professor Amaral fez a apresentação do projeto de aprimoramento dos conteúdos de matemática e língua portuguesa, que será implantado em 15 municípios da região.

Qualificação de professores segundo o modelo usado em Cocal dos Alves

O Projeto visa à qualificação de professores dessas disciplinas e terá as metodologias utilizadas na U. E. Augustinho Brandão explicadas, servindo de modelo, para que possam ser replicadas em outras escolas do estado.

"O projeto piloto será feito usando os municípios da 1ª Gre nesse momento, mas a ideia é que atinja todo o estado do Piauí para que possamos ter índices cada vez melhores no que diz respeito à nossa educação", disse Narjara, gerente da 1ª Gre.

Professores desses municípios pilotos participarão de oficinas ministradas pela equipe de professores de Cocal dos Alves, para que as experiências exitosas do município nas Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa, que ajudaram à elevar o Ideb, possam ser repetidas em outras cidades.

"Cocal dos Alves é um município que tem um trabalho de educação exemplar e o governador Wilson autorizou esses dois projetos, para que o programa que é feito hoje em Cocal dos Alves seja replicado em 15 municípios da região de Parnaíba. É um programa que vai exigir um investimento de 600 mil reais e que o governador Wilson já autorizou", disse o secretário.

O Governo do Estado investindo na qualidade da educação

O ponto alto da visita foi a participação na semana pedagógica de Cajueiro da Praia, onde foi explicada a questão da municipalização com a prefeita Vania Ribeiro e os professores presentes, além dos programas de tempo integral e de ensino à distância na formação de educadores do ensino infantil.

O Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate-PI) também foi discutido durante o encontro, tendo o secretário explicado como funciona o Programa e quais os benefícios para o município.

O Peate, que teve por modelo o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), é um programa adequado à realidade piauiense que será implementado em 2013 e visa, sobretudo, garantir com qualidade e segurança o deslocamento dos alunos da rede, além de trazer economia para o Estado.

A Seduc irá adquirir 180 ônibus e 70 mil bicicletas que serão distribuídos entre os meses de fevereiro e março de 2013 nos municípios, para viabilizar o novo plano de transporte escolar. Serão investidos mais de 64 milhões de reais nessas aquisições, fora o investimento mensal de R$ 1.750.000,00 com transporte escolar, que já é feito. Cajueiro da Praia é um dos 156 municípios que já aderiram ao Programa.

"Além de tudo isso, o mais importante dessas visitas é o fato de que, em cada município que estivemos, sentimos a repercussão da decisão do Governo do Estado em fixar o novo piso salarial. Isso vai nos dar condições de termos um ano letivo extremamente positivo, sem nenhuma paralisação e com os professores comprometidos com o crescimento da qualidade do ensino do Piauí e com o crescimento do Ideb", finaliza Átila.

 

Outras Notícias

Notícias
09/05/2025

Prazo para submissão de projetos do Seduckathon 2025 termina nesta sexta-feira (09)

Notícias
09/05/2025

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Notícias
09/05/2025

Seduc convoca mais de 90 professores e reforça Educação Profissional em escolas de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Escola de Tempo Integral: apoio que acolhe mães, transforma rotinas e fortalece futuro de estudantes

Notícias
08/05/2025

Projeto Turismo Escolar: Estudantes Seduc desbravam belezas, história e cultura piauiense em expedições

Notícias
08/05/2025

TME² 2025: Seduc disponibiliza Gabarito e Resolução Comentada em videoaulas para mais de 129 mil estudantes