Com o tema "Leitura Inclusiva na perspectiva da literatura infantil", o Centro de Formação
Antonino Freire encerrou o sexto módulo do Curso de Formação em Biblioteca
Escolar que visa preparar os profissionais que atuam nas bibliotecas da rede pública
estadual de ensino. O próximo passo será a realização de um Plano de
Intervenção que acontece nos dias 06 e 20 de novembro.
De acordo com a professora Cláudia Martins, que ministrou o
módulo de "Leitura Inclusiva", quanto mais cedo as crianças tiverem contato com o
tema inclusão com mais naturalidade eles vão lidar com o tema. "Trabalhar com a
literatura inclusiva é uma excelente oportunidade para fazer a criança
respeitar as diferenças e trabalhar desde criança uma cultura inclusiva. A
pessoa com deficiência é um cidadão como qualquer pessoa e precisa estar inserido
em todo contexto educacional e a literatura é uma das portas", explica Cláudia
Martins.
Para Carina Érica Soares que trabalha na biblioteca da Seduc, o curso de Formação em Biblioteca Escolar tem proporcionado uma mudança de visão sobre o papel do profissional que atua na biblioteca. "Antes nós tínhamos uma visão de biblioteca como apenas um depósito de livros, a partir do curso nós percebemos que a biblioteca é um local dinâmico onde há espaço para diversas atividades pedagógicas e estamos aperfeiçoando o trabalho", avalia.
De acordo com a professora Francisca Gomes, que trabalha na Unidade Escolar Severiano de Sousa, no bairro Acarape, nos últimos anos se fala muito em
inclusão, mas também é preciso mais ações para mostrar como fazer a inclusão
acontecer de fato. "Acredito que não basta, por exemplo, criar uma sala de AEE,
mas conscientizar todos da importância da inclusão de fato e de direito",
pondera.
Segundo a servidora Natércia M. de Carvalho, o que se percebe é que o trabalho da inclusão
precisa romper os muros da escola e incluir também as famílias, desmistificando
alguns mitos sobre o tema.
Segundo a professora formadora, Maria do Socorro Carvalho, o
curso de formação em Biblioteca Escolar tem como objetivo promover o
conhecimento dos profissionais da educação
sobre o funcionamento da biblioteca escolar tendo como elemento
norteador o processo pedagógico da escola na formação continuada.