O Programa Palavra de Criança, realizado no Piauí
em parceria com o UNICEF e a Secretaria Estadual de Educaçãoe Cultura - Seduc, ajuda os
municípios piauienses a organizar estratégias eficazes no processo de
alfabetização de crianças. O programa auxilia a educação piauiense a alcançar a
meta estipulada pelo Pnaic, compromisso formal assumido pelos governos federal,
onde estados e municípios devem alfabetizar todas as crianças até os oito anos
de idade.
O programa consiste em três pontos básicos. O primeiro
é a capacitação Pedagógica dos professores feita pela equipe técnica do
Instituto ProBem que apresenta novas sequencias didáticas que otimizam as aulas
e o processo ensino aprendizagem. O Segundo ponto é o Família aprendendo Junto,
atividade extracurricular que aproxima os pais do ambiente escolar e o último é
a certificação que acontece no final do ano letivo com alunos do 3º ano/2ª
série do ensino fundamental, onde são mensuradas as habilidades de leitura e
escrita adquiridas durante o processo de alfabetização. O aluno recebe um
certificado indicando em qual estágio se encontra em cada uma dessas
habilidades.
Essa é a nova realidade das salas de aula em 150
cidades do interior do Piauí. Em 2012 educadores, alunos e famílias foram
iniciados no novo jeito de aprender executado pelo Programa Palavra de Criança.
A Coordenadora do Projeto no Piauí, Professora
Carmem Portela, consultora do Instituto ProBem, comemora o desempenho positivo
obtido nas cidades atendidas. "O ensino aprendizagem nesses municípios mudou, a
expectativa é que 18 mil crianças aprendam a ler e escrever na idade correta ao
final do ciclo do Palavra de Criança, o avanço positivo que tivemos ano passado
aponta para o bom andamento do projeto em 2013, as atividades serão retomadas
ainda em janeiro", disse.
No início do último Dezembro, o Instituto Probem e
a Secretaria de Educação do Estado do Piauí certificaram os educadores que
participam do programa. A Professora Ana Paula Sousa da Universidade Federal do
Ceará esteve na solenidade e considera o Piauí um estado promissor no quesito
alfabetização. "Nós trabalhamos com a formação dos professores piauienses que
educam as crianças que participam do Palavra de Criança, e o que nós percebemos
é o grande compromisso desses educadores com a educação do Estado e
principalmente em alfabetizar os alunos", disse.
No município de Avelino Neiva, 900 km ao sul de Teresina, o Palavra de Criança
já apresenta resultados positivos para educação municipal.
Aldenora Rodrigues, coordenadora do programa no
município, afirma que 70% dos alunos das 34 escolas atendidas estarão
alfabetizados ao final do programa. "Com a chegada do Palavra de Criança aqui
na cidade, a realidade nas escolas mudou muito, hoje nós temos pais que
assistem aula com os filhos, que não comparecem à escola só nas reuniões, a
relação aluno e educador está mais proveitosa", descreveu.
Piauí se destaca na alfabetização
Rui Aguiar, gestor de projetos do UNICEF Nordeste
reforça que o nível de aprendizagem elevado dos alunos piauienses somado ao
compromisso dos educadores do estado colabora para o processo de alfabetização.
"O
pioneirismo do Piauí na implantação de um programa como esse dá o suporte
necessário, principalmente para os municípios do Semiárido superarem os índices
educacionais negativos. O Piauí inova e acredita na mudança da realidade
através da Educação", ressalta Rui.
NUMEROS - De acordo com o IBGE, a taxa de
analfabetismo no Piauí declinou de 9,7% em 2009 para 8,6% em 2011. Porém, as
diferenças regionais ainda revelam que dos 6,8 milhões de analfabetos do país,
52,7% viviam no Nordeste no mesmo ano. Apesar da taxa de analfabetismo, o Piauí
superou as taxas de escolarização, índice que representa a porcentagem dos
estudantes em relação ao total de pessoas. Entre o grupo etário entre 4 e 5
anos, 89,4% das crianças são escolarizadas. No Brasil, a média é de 77,4%.
Formação continuada de professores e distribuição
de material didático para as escolas beneficiadas são algumas das metas do
Pnaic que deve atender cerca de 165 mil alunos piauienses, matriculados do 1º
ao 3º ano das redes públicas de ensino estadual e municipal (Censo 2010).
Cerca de 14.000 educadores são responsáveis por
alfabetizar as crianças da rede pública de ensino no Piauí.
RESULTADOS - Em 2012 o melhor IDEB do Piauí entre
as escolas municipais veio do interior do Estado. O município de Cabeceiras do
Piauí, atendido pelo Palavra de Criança, alcançou o primeiro lugar no ranking
das escolas municipais de todo o Piauí. A cidade está localizada ao norte do
Estado. Cabeceiras obteve o índice de 4.4 no IDEB obtidos pelos alunos do 1º ao
5º ano do ensino fundamental. O número supera a meta prevista para o ano de
2019.