A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
96% das escolas estaduais do Piauí têm acesso à Internet
30/08/2012
Mais de 82% das escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental possuem laboratório de informática e 96% têm acesso à internet segundo dados do Sistema de Gestão de Tecnologias do Proinfo. No Brasil Apenas 42,6% das escolas têm acesso à internet e 55,9% delas ainda não possuem laboratório de informática.
Apesar da baixa porcentagem nacional de estabelecimentos de ensino com acesso às tecnologias no País, 79,5% dos estudantes da rede pública no Ensino Fundamental possuem esses recursos disponíveis e 76,9% deles contam com laboratórios em suas escolas. Isso acontece porque as escolas que têm os equipamentos concentram mais matrículas do que as que não contam com a infraestrutura necessária. No entanto, Alzira Lopes, coordenadora de Tecnologia da Secretaria de Estado da educação e Cultura (Seduc), lembra que a simples presença de laboratórios de informática e Internet nas instituições não bastam. "Além da gama de recursos midiáticos e pedagógicos já disponíveis, as escolas têm que fazer a integração destes com o currículo escolar, diminuindo o distanciamento existente na atualidade". Ainda segundo a Coordenadora, os laboratórios do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) vêm com riquíssimos conteúdos educacionais que podem ser usados pelo professor, com a Internet sendo apenas mais uma ferramenta. Esses recursos estão disponíveis em 654 escolas estaduais do Piauí. "O essencial é o planejamento da escola e do professor que deve utilizar os recursos disponíveis da maneira mais produt possível. Na verdade esse planejamento é o que vai fazer a diferença na aprendizagem", pontua.
O professor Damásio Cavalcante participa do curso e reafirma a necessidade do domínio da tecnologia por parte do educador. "Mesmo que não estejamos a frente dos conhecimentos dos nossos alunos com respeito a tecnologia, é fundamental que saibamos orientá-los de maneira a extraírem algo construtivo da mesma, para isso as tecnologias educacionais estão ai", destaca. Escola conectada
Hoje, o Ministério da Educação (MEC) tem o ProInfo, voltado para a disseminação da tecnologia pedagógica na rede pública de ensino. O programa leva recursos digitais às escolas. A responsabilidade de garantir a estrutura adequada para os equipamentos é das redes municipais e estaduais.
No início do ano, o ministro Aloizio Mercadante anunciou que o MEC vai distribuir 600 mil tablets para os professores, com um investimento entre R$ 150 milhões e R$ 180 milhões. O programa vem somar-se ao Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do governo federal. Pelo Prouca, criado em 2005, estados, municípios e o Distrito Federal podem adquirir laptops novos para as escolas. Formação docente
Outro estudo recente, divulgado pelo Comitê Gestor da Internet, analisou no ano passado 650 estabelecimentos educacionais, entre eles 497 escolas públicas, e revelou que 94% dos professores observados possuíam computador em casa.
Apesar do contato dos docentes com as novas tecnologias, especialistas afirmam que o principal empecilho para a introdução dos meios digitais nas escolas é a falta de investimento nas formações inicial e continuada dos professores.
No Piauí esta realidade é bem diferente. As formações continuadas, cursos de capacitação e até especializações estão dando esse suporte instrucional que o educador necessita, é o que relata a professora e aluna do curso.
Outras Notícias
Notícias
12/11/2025
Segunda edição da Seduc LEM premia estudantes destaques em Língua Estrangeira da Rede Estadual
Notícias
12/11/2025
Gestores que inspiram: o papel dos diretores na universalização do Tempo Integral do Piauí
Notícias
11/11/2025
Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)
Notícias
11/11/2025
Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população
Notícias
10/11/2025
Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis
Notícias
09/11/2025
Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.