Os cursos de Ensino Médio Técnico em Enfermagem,
Administração e Informática do Centro Estadual de Tempo Integral Dr Dionísio
Rodrigues Nogueira de Corrente - Pi, realizam sua Feira de Ciências na sede da
escola, nesta sexta, 01 de setembro a partir das 8 horas.
A Feira de Ciências consiste numa exposição de objetos e
experimentos consubstanciados pelas ciências: biológica, física, matemática e química, através dos temas: Química em ação: O mundo das relações químicas; Animais e
plantas: Conhecer para aprender; Enfermagem: Educação e Saúde; Matemática em
todo lugar: Construção matemática e ilusão ótica; Economia e sustentabilidade, dispostos em stands, sob orientações dos professores das referidas disciplinas.
Para a diretora da escola, Priscila de Souza Barbosa,
a realização da I Feira de Ciências no CETI Dr Dionísio Rodrigues Nogueira é a
concretização de um planejamento feito por professores ainda na semana
pedagógica. "Decidimos que realizaríamos projetos interdisciplinares envolvendo
todas as áreas do conhecimento. Este evento é fruto da orientação da equipe de
professores da área de Ciências da natureza, matemática e Enfermagem. Trabalho
que vem contando com organização, empenho e muita disposição por parte dos
alunos e todos os professores e gestores da escola. Assim entendemos que a
Feira cria condições para que os alunos construam o conhecimento com autonomia
e satisfação", destaca a professora.
Na feira serão desenvolvidas competências como: a
interdisciplinaridade e a contextualização, como sendo a interação das
disciplinas para explicitar um conhecimento científico modificado, algo que
está evidenciado na construção da horta geométrica. Quanto à contextualização,
esta se faz presente em todos os objetos e experimentos da feira, pois cria
condições para que o aluno experimente a curiosidade e encantamento da
descoberta e a satisfação de construir o conhecimento com autonomia.
A importância da feira se dá ainda pelo fato de que no
processo de elaboração da mesma, os alunos desenvolvem suas inteligências
múltiplas, despertado seu senso crítico e proporcionando uma inquietação
científica que o torna sujeito ativo no processo educacional, conduzindo o
ensino das ciências citadas anteriormente a serem mais significativas.