Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Rural Frei José Apicella, localizado no município de Guadalupe (PI), desenvolveram um projeto escolar para demonstrar a importância da ampliação da produção agrícola voltada para amenizar os desperdícios. Com a implementação dos conhecimentos científicos e tecnológicos o projeto "Ciência e Tecnologia - União Perfeita na Produção Agrícola" envolveu estudantes dos cursos técnicos ofertados na escola.

O projeto cria um modelo de um módulo produtivo autossustentável, reestruturando o processo de produção e reaproveitamento dos alimentos não utilizados no plantio, evitando o desperdício. O modelo engloba técnicas de preparação do solo, plantio, cultivo, manejo e colheita; planilhas para otimização da produção; processamentos vegetais de plantas e frutas; práticas de reinvestimento de lucro e aquisição de materiais.
Houve o envolvimento de profissionais qualificados em cada área de atuação: Açúcar e Álcool, Administração, Agroindústria, Agropecuária, e Informática. De forma associativa cada profissional se responsabiliza pela área a qual se compete, concretizando o processo como um todo e buscando ideias inovadoras para solucionar possíveis problemas.
Com os resultados financeiros adquiridos, a equipe gestora e demais alunos, investiram em equipamentos e ferramentas para agregar a estes alunos e aos futuros uma melhor estrutura de ensino-aprendizagem.

"A partir dos resultados alcançados, conclui-se que a grande importância deste projeto, já cativa a população do município e pessoas ligadas ao setor privado (empresas) e o próprio governo estadual e municipal para a sua continuidade. Sabendo-se desse potencial e dos procedimentos a serem desenvolvidos, esta etapa é apenas o primeiro passo de uma grande caminhada dentro do processo de ensino-aprendizagem de qualidade e produção de alimentos de excelência", disse Kléber Moreira, um dos professores que auxiliou os alunos no projeto.