Ícone buscar

Solenidade no IFPI marca abertura dos jogos escolares

  • 16/08/2017

 

A abertura oficial dos Jogos Escolares Piauienses (JEPs) aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), no Instituto Federal do Piauí (IFPI - Campus Teresina Central), com apresentação de todas as equipes esportivas das modalidades futsal, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquete, tênis de mesa, badminton, atletismo, natação, xadrez e judô das escolas públicas, privadas e centros federais que participarão da competição.

Ao todo, 1.779 alunos/atletas das redes de ensino públicas e privadas, da capital e do interior, participam dos jogos. Da educação pública estadual, cerca de 500 estudantes das 21 gerências regionais do estado, participam dos JEPs.

Durante a solenidade de abertura dos jogos, aconteceram apresentações de ginástica rítmica conjunto livre de corda; Solo, essência dos movimentos, da academia de dança By Berna Ballet; Ginástica rítmica individual com fita e apresentação de dança solo contemporânea. Os hinos do Brasil e Piauí foram entoados pelo cantor piauiense Ostiga Jr. Na oportunidade, a estudante Aline Conrado do CETI Júlia Nunes Alves, fez uma homenagem a Teresina pelos seus 165 anos.

Para o coordenador estadual de juventude, Vicente Gomes, que representou o governador do estado Wellington Dias na solenidade, é importante que os estudantes curtam o momento. "Lembro-me dos meus tempos de atleta, onde tive a oportunidade que vocês estão tendo hoje, então joguem com muito otimismo, esperança e garra. Cada um de vocês é um vencedor, o governo do estado fez o maior esforço para poder realizar esse momento tão importante na vida de vocês, então aproveitem", disse o coordenador.

Esta é a terceira etapa dos jogos escolares. A primeira foi o torneio interclasse, que aconteceu nas escolas; A segunda aconteceu com os campeonatos regionais do interior do estado, através das GREs. E a última etapa, que é a nacional, são os Jogos Escolares da Juventude que esse ano acontecem em Curitiba (PR), com a primeira fase de 12 a 14 anos no período de 12 a 21 de setembro e em Brasília (DF) a segunda fase, de 15 a 17 anos, no período de 16 a 25 de novembro.

De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, que representou a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, sem esporte não há educação. "É um momento muito importante para a Secretaria de Estado da Educação permitir que cada estudante esteja aqui. É uma satisfação da Seduc, e poder compartilhar com todas as escolas do estado, entre o Instituto Federal e escolas particulares torna o evento muito mais grandioso, onde podemos descobrir jovens talentos no esporte piauiense", completa Ellen.

A competição acontece de 16 a 19 desse mês nas diversas modalidades no masculino e feminino nas quadras poliesportivas e espaços esportivos de Teresina.

"É extremamente importante o jovem estar inserido nas atividades esportivas na escola, isso eleva a autoestima e melhora o desempenho acadêmico. Participar de eventos como este então, é fundamental. A Seduc coordena as fases do interior com suas gerências regionais, e a FUNDESPI, por sua vez coordena a terceira fase que acontece na capital Teresina, onde iniciamos hoje", afirma Paulo Martins presidente da FUNDESPI.

Os jogos do futsal acontecem na UFPI, IFPI centro e sul, na SEMEL e na U. E. Benjamin Batista. O Voleibol e voleibol de praia na AABB. Já o handebol acontece no Liceu Piauiense, o basquete no Diocesano, tênis de mesa e Badminton na Vila da Paz, atletismo na UFPI, natação no clube Círculo Militar, xadrez na U. E. Benjamin Batista e o judô no Centro de Treinamento Sarah Meneses e algumas modalidades já iniciam as partidas hoje a tarde.

O estudante Jean Roberto da Unidade Escolar Presidente Vargas de Baixa Grande do Piauí, afirma estar ansioso pelo início dos jogos. "É a primeira vez que participo de uma competição desse nível e não vejo a hora de começar a jogar", disse bastante animado o atleta de 14 anos.

Já no final da solenidade, o fogo olímpico foi conduzido por estudantes da rede pública estadual, que jogam handebol pelo Caic Balduíno, e a pira olímpica foi acesa por uma atleta do colégio Certo. Os Jogos Escolares Piauienses de 2017 são realizados pelo Governo do Estado do Piauí, por  meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

Outras Notícias

Notícias
26/06/2025

Estudantes de escola pública do Piauí criam RPG de matemática e ganham intercâmbio nos EUA após vencer competição de programação

Notícias
26/06/2025

Seduckathon 2025: estudantes escolhem destinos do intercâmbio internacional e compartilham expectativas para a viagem

Notícias
26/06/2025

Seduckathon 2025 premia 130 estudantes com intercâmbio internacional e celebra a nova era da educação pública do Piauí

Notícias
25/06/2025

Seduckathon 2025: streamer Thaiga afirma que paixão, tecnologia e Escola Pública podem jogar no mesmo time

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais