O Cento de Educação em Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos,
localizado na zona Sudeste de Teresina, lança na próxima sexta-feira (11) o
projeto Passeando pela Matemática. O projeto será desenvolvido durante todo o
segundo semestre de 2017. O lançamento está previsto para as 10h da manhã.
A professora de matemática, Anadélia Santos, explica que o objetivo do
Passeando pela Matemática é possibilitar ao educando a oportunidade de explorar
a matemática, através da construção de conhecimentos e procedimentos,
ampliando o desenvolvimento do raciocínio e do pensamento crítico.
"Esse é um projeto que acontece anualmente. Em 2016 trabalhamos com o
tema Artes pela Matemática e como estamos no biênio da matemática esses eventos
se tornam ainda mais especiais", declara a professora.
Na abertura do projeto os quase 350 alunos da escola, do 9º ano do
Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, montarão salas temáticas
abordando temas como matemática e as profissões, jogos e desafios da
matemática, ilusão de ótica, geometria espacial, laboratório de materiais
manipuláveis, polímeros, entre outros.
A aluna Karina Barbosa, do 2º ano do Ensino Médio, destaca que sua turma
falará temas interdisciplinares, envolvendo a física e matemática, como a
ilusão de ótica, a propagação de luz, a ótica geométrica e outros conceitos. "O
termo Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que "enganam" o
sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou
fazendo-nos vê-la de um outro modo. A exemplo de quando olhamos muito tempo
para uma cachoeira, os neurônios se cansam e quando olhamos para outra coisa
continuamos a vê-la", observa.
O gerente Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc),
Clebe Gonçalves de Sousa, revela que a Seduc apoia fortemente os projetos das
escolas, como também tem um leque de ações que promovem a matemática e outras
disciplinas.
"A Seduc lançou recentemente o III Circuito de Ciências das Escolas
Públicas Piauienses, que tem como tema "A Matemática está em Tudo".
Tal projeto é casado com o edital do Prêmio Jovem Cientista Piauiense. A Seduc
acredita que ao estimular os professores e alunos a produzirem projetos e
mostrarem nas escolas, está criando a cultura do desenvolvimento científico e
estimulando o processo de ensino e aprendizagem nas escolas e em toda rede de
ensino", conclui o professor.