Ícone buscar

Inscrições abertas Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

  • 19/07/2017

Encontram-se abertas, até o dia 30 de julho, as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa- "Tecendo saberes do nosso povo".

 

Podem participar da competição alunos que estejam matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual, municipal e federal, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas modalidades regular, profissionalizante e EJA.

 

O estudante deverá produzir um texto com o tema: "Retratos do nosso povo", atendendo aos gêneros textuais: poema, crônica ou artigo de opinião. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela página da olimpíada na internet, acessando aqui


A Olimpíada é uma iniciativa da Uespi, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), e  Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

Iniciado em 2016, o projeto surgiu da necessidade de promover a reflexão sobre a produção textual aproximando-a da pluralidade dos saberes, ajustando o conhecimento do aluno com a relação pessoal e de inserção social para agir no exercício da cidadania, buscando promover também a literatura do nosso Estado.

 

De acordo com Vilma Lages, coordenadora estadual da olimpíada, a novidade desta segunda edição é a inserção do gênero textual poema e a ampliação da competição para todo o Estado, haja vista que em 2016 apenas os alunos de Teresina participaram da competição.


Esclarecimentos sobre a Olimpíada Piauiense 2017:


1º passo: adesão do município ? até 30/07

cada município terá uma comissão municipal- item do regulamento 4.2.1.1

2º passo: as escolas trabalharão os textos com seus alunos até 30/08

3º passo: as escolas enviarão os textos classificados para a comissão municipal 

a inscrição dos textos classificados pela escola será de responsabilidade das comissões municipais

4º passo: a comissão municipal avaliará os textos recebidos das escolas de 31/08 a 29/09

será realizada uma comissão estadual- item do regulamento 4.3.1

5º  passo: as comissões municipais enviarão os textos selecionados para a comissão estadual.

a comissão estadual classificará os textos até 30/10

6º passo: premiação dos finalistas pelo comitê gestor no dia  01/12



Outras Notícias

Notícias
07/11/2025

Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia

Notícias
05/11/2025

Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana