O projeto Chão da Escola está
realizando, nesta quinta-feira, 08, no Centro de formação Antonino Freire, duas
oficinas temáticas voltadas para representantes de todas as Gerências Regionais
de Educação (GREs), coordenadores de ensino, além de professores de português e
matemática. O encontro, que foca no
planejamento a partir dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí
(SAEPI) 2016, permite a troca de experiências entre profissionais de regiões
desde Parnaíba, no norte do estado, até Uruçuí, no sul do estado.
De acordo com Graziano Vieira, da
20ª GRE, participante da oficina de matemática, as atividades têm contribuído
muito para a formação dentro das próprias escolas. "Elas possibilitam que os coordenadores
que são os multiplicadores e orientadores de estudo, tenham um momento único
com o corpo docente para tratar de assuntos importantes para aprendizagem e o
ensino do educando, mas também para tratar de assuntos importantes dentro da
própria metodologia e didática que a escola trabalha. Isso gera com certeza um
impacto grande na aprendizagem do aluno que é nosso foco", analisa.
Brígida Barbosa, da 10ª GRE, de
Floriano, que participou da oficina de Língua Portuguesa, avaliou positivamente
o trabalho desenvolvido. "Às vezes a gente está explorando um descritor,
uma competência, uma habilidade sem se dar conta de que está fazendo isso. A
partir dessas oficinas, os professores não terão o risco de contemplar somente
uma habilidade ao trabalhar a disciplina", disse.
"Na oficina de Matemática o que estamos achando mais
importante é a parte tecnológica aplicada à melhoria das aulas de
matemática", avalia a professora de matemática Cristiane Silva, da 21ª GRE
de Teresina.
Segundo a coordenadora de ensino,
Maria de Fátima Alves, de Floriano, a princípio quando o projeto foi implantado
a equipe percebeu uma resistência dos professores, entretanto, no decorrer do
ano os professores foram sentindo a importância do trabalho no sentido de estar
dessa capacitação ajudar a encontrar soluções para situações dentro da própria
escola. "Quando nós encerramos o ano na GRE os depoimentos foram muito
positivos", explica.
De acordo com Ildagera Araújo
Sousa, o Projeto Chão da Escola tem sido de suma importância para que a equipe
pedagógica. "A partir desse trabalho com certeza estaremos melhor preparados para melhorar a
aprendizagem de nossos alunos em português e matemática", disse.
Para a técnica do Ensino Médio Sebastiana Alves Pereira, da 11ª GRE de Uruçui, a relevância do Chão da Escola consiste na melhoria das práticas pedagógicas. "Um dos pontos mais positivos é a troca de experiências que levamos para nossa escola de acordo com nossa realidade", diz.