Ícone buscar

Psicóloga aborda tratamento de alunos superdotados na escola

  • 30/05/2017


O trabalho com alunos superdotados na sala de aula foi um dos temas abordados durante o segundo encontro do curso "Educação Inclusiva numa perspectiva Interdisciplinar", realizado pelo Centro de Formação Antonino Freire, com a psicóloga Danielle Fonseca. Ela abordou os "Procedimentos metodológicos adotados para alunos infra e superdotados na sala de aula" para professores e gestores educacionais que trabalham com esse público. 


Segundo a psicóloga, ao contrário do que muitos pensam, o aluno superdotado precisa de acompanhamento multiprofissional para que possa se desenvolver plenamente. Essas pessoas tem facilidade de aprendizagem, mas também tem limitações e se ele não for bem orientado, poderá ter problemas em outros aspectos, como na esfera social, por exemplo.   



O curso também trouxe a evolução histórica da abordagem pedagógica da inclusão. Com esse enfoque, "A (des) construção do profissional da educação do profissional da educação no contexto da inclusão sob uma perspectiva lúdica" foi abordada pela professora Conceição de Maria Galvão. Ela fez um retrospecto de como esse trabalho vem sendo desenvolvido ao longo da historia da educação, mostrando a influência de diferentes correntes como o construtivismo, por exemplo.


A parte prática do encontro foi ministrada pelos professores Ioneide Nascimento, Sérgio Teixeira, Sunamita Fontenelle, Raimundo Sampaio, Conceição Silva, Carmosa Martins, Marilene Carneiro, Socorro Cavalcante, Teresa Cristina e Cláudia Martins, por meio de três oficinas, que tiveram como tema "Oficina de Literatura Infantil na perspectiva inclusiva". Os professores trouxeram novas possibilidades de trabalhar histórias infantis já consagradas, como "A bela adormecida", sob um olhar inclusivo. 



O próximo módulo do curso acontece dia 09 de junho, a partir das 8h, no auditório do Centro de Formação Antonino Freire, onde serão tratados os seguintes temas: Projeto de Intervenção em Educação Inclusiva, Professor Inclusivo: práticas construtivas na superação de deficiências e Educação Inclusiva: Desafios entre o real e o possível.

Outras Notícias

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação

Notícias
07/11/2025

Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia