Com o objetivo de divulgar as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Piauí -UFPI e as secretarias municipais de educação, vem realizando, desde o mês de março, palestras nas escolas estaduais para orientar os estudantes do 6º ao 9º ano sobre as Olimpíadas.
Nesta terça-feira (30), o ciclo de palestras será finalizado, abrangendo os municípios de Água Branca, São Pedro do Piauí e Regeneração. Durante a palestra os estudantes aprendem sobre a importância do estudo da matemática e da participação na OBMEP, com orientações ministradas pela articuladora da OBMPE na Seduc, Lafayette Carvalho e pelo professor Newton Luís santos, coordenador PIC/UFPI.
Para Lafayete CARVALHO, o trabalho foi muito proveitoso. "O nosso objetivo foi alcançado, pois verificamos alunos empolgados e cientes do processo, com certeza teremos baixa evasão no dia das provas", avaliou.
A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Federal do Piauí, as secretarias municipais de educação e outras instituições em prol da matemática e da OBMEP faz com que o Piauí a cada ano evolua no quadro de medalhas e se destaque em nível nacional, influenciando, inclusive, nas boas notas do IDEB de alguns municípios do Estado.
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP tem contribuído para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, e promovendo ainda a inclusão social pela difusão do conhecimento.
As provas da primeira fase da 13ª OBMEP acontecem no dia 06 de junho, já segunda fase, com a aplicação de questões discursivas, acontece no dia 16 setembro. Os alunos que passarem para a segunda fase contarão ainda com reforço da disciplina através do Canal Educação.
Simulados preparatórios