Ícone buscar

Bate Papo Literário homenageia Fernando Pessoa

  • 27/04/2017

Com o tema "Hoje é dia de Fernando Pessoa", o Centro de Formação Antonino Freire realizou, nesta quarta-feira, 26, um Bate Papo Literário envolvendo os alunos e os profissionais da instituição. O Projeto de Intervenção é a parte prática com os profissionais que participaram do curso de formação continuada em biblioteca em 2016.


A programação incluiu declamação de poesias de Fernando Pessoa pelos alunos da instituição, coordenado pela professora Hilda Mendes; atividade cultural e uma palestra ministrada pela professora doutora em literatura, Maria do Socorro Carvalho, profissional da Seduc e da Universidade Estadual do Maranhão.  "Cada heterônimo de Fernando Pessoa tinha um estilo literário diferente, uma preferência intelectual", disse ao abordar os heterônimos do autor homenageado.

De acordo com Rogério Ribeiro, gerente de Formação, essa é uma mostra do que será feito em várias instituições. "A proposta é realizar Sarau, Café Filosófico, Oficinas. Todo mês ao longo do ano vamos ter uma atividade na biblioteca do Centro como resultado do projeto de Intervenção. Da mesma forma serão realizadas atividades em outras bibliotecas onde os cursistas atuam", explica o gerente.


De acordo com Carla Valéria Melo, a iniciativa teve como objetivo que os alunos colocassem em prática a teoria vista durante o curso. "O projeto denominado Semana do Autor foi coordenado pelas alunas Alaíne Costa Pereira, Vania Xavier da Silva, e Francinalda Sousa de Deus, trazendo como autor homenageado Fernando Pessoa e seus heterônimos", diz.

Os alunos aprovaram a forma como a literatura foi abordada. "Nesse Bate Papo a forma de estudar a literatura através de Fernando Pessoa foi diferenciada, isso é importante em nossa formação", destaca Jaqueline Porto da Paz, aluna do curso técnico em Biblioteca.

Outras Notícias

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica

Notícias
24/06/2025

Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon com chamada à ação: “O estudante pode ser criador, não só consumidor de tecnologia”

Notícias
24/06/2025

“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Piauí transforma escolas públicas em polos de inovação e tecnologia