Ícone buscar

Praça é palco para Via Sacra de alunos do Didácio SIlva

  • 12/04/2017

Nem a chuva que aconteceu na última noite desta terça-feira(11), desanimou os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, que encenaram a Paixão de Cristo na Praça do Mercado do Dirceu II. Mais de cem alunos atuaram na encenação.

"Esse ano todo o trabalho foi realizado pelos alunos, procuramos trabalhar só com eles para que assim, haja mais integração entre as turmas. Estamos em um momento de paz, amor e harmonia, precisamos refletir mais sobre o mundo que vivemos e as relações pessoais, e esse é um bom momento para isso", afirma o diretor do CETI, Alberto Machado.

Realizada desde 2006, a Paixão de Cristo dos alunos do Didácio tem a duração aproximada de 40 minutos. A apresentação que conta a história da vida e morte de Jesus, contou com a presença de pessoas do bairro, de comunidades vizinhas, estudantes, pais e familiares dos estudantes.

Para a mãe de uma das estudantes que acompanhou a Via Sacra, dona Marilene de Sousa, é uma satisfação ver sua filha participando do evento. "Este é um momento histórico e cultural, além dela estar participando, ela também aprende na prática e assim melhora o seu rendimento e até como pessoa", disse a mãe da estudante Brenda de Sousa.

Todos os anos a escolha dos personagens principais é feita pela semelhança, o porte físico e, posteriormente, os demais se encaixam entre os figurantes. Inicialmente a leitura do texto é feita ainda na escola e depois é realizada a captação do áudio, para seguir então para os ensaios que duraram cerca de 30 dias antes da apresentação.

Vivendo Jesus Cristo pela primeira vez Illgner Sousa conta que está sendo uma experiência muito boa. "Poder passar a mensagem que Jesus passou de "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei é bastante importante. Não foi um trabalho fácil, pois nunca tinha participado de uma encenação desse tamanho, mas é muito gratificante", conta o estudante.

Já Virna Fortes que é um anjo na encenação, conta que é muito bom poder estar em casa na semana santa e poder participar do evento. "Nos outros anos eu não participei, sempre viajava, mas esse ano eu resolvi ficar em casa e participar da Paixão. Estou amando o elenco, a peça em si, toda a história de Jesus é muito bonita e quando você atua, acaba se envolvendo, se apegando mais àquele momento", afirma a aluna.

O espetáculo contou com a participação de toda a escola e a comunidade.

Outras Notícias

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação

Notícias
07/11/2025

Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026