Ícone buscar

Antonino Freire inicia curso de Arquivos Escolares

  • 30/03/2017


Com o tema "Arquivos Escolares  e sua Importância" teve inicio nesta quinta-feira, 30, um ciclo de palestras  voltadas para a discussão  de arquivos escolares, sua organização e o desenvolvimento  da história da formação docente no Piauí. A primeira palestra foi proferida  pela pesquisadora Dra. Ana Maria Gomes e foi direcionada aos alunos dos cursos técnicos de Secretaria Escolar e Biblioteca, do Centro de Formação Antonino Freire.  


O público alvo do curso é formado por pesquisadores da área, funcionários das Secretarias de Escolas, estudantes e demais interessados. "Esse curso que estamos  oferecendo através do ciclo de palestras visa sanar a falta de formação dos profissionais que trabalham nessa área através da formação continuada desses profissionais", explicou a palestrante.

Como forma de fazer um resgate da memória da antiga Escola Normal, hoje denominada Centro de Formação Antonino Freire, a pesquisadora fez um trabalho de catalogação dos arquivos da instituição. "Dentro do projeto de resgate da memória da instituição nós criamos um programa e catalogamos mais de 10 mil processos desde o ano de 1986 a 2002", disse. 

Para a aluna do curso Técnico em Biblioteca, Rosângela Ferreira de Sousa, o curso representa uma oportunidade de melhoria profissional. "Para quem atua com arquivos nas escolas essa formação é de fundamental importância", diz Rosângela. As palestras terão continuidade no próximo dia 27 de abril. 

Outras Notícias

Notícias
05/05/2025

Seduc anuncia resultado da seleção para Bolsistas do Programa de Alfabetização na Idade Certa

Notícias
05/05/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb Seduc reforça preparação com aulas ao vivo no YouTube

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí