Ícone buscar

Projovem Campo Saberes da Terra encerra mais uma etapa

  • 18/12/2012


O curso Pro Jovem Campo - Saberes da Terra chega ao final de mais uma etapa: o ciclo presencial da orientação dos artigos científicos de conclusão de curso da especialização de 210 professores,  de 48 municípios de todo o estado do Piauí. O encontro de orientação dos artigos científicos acontece desde ontem (17) e encerra hoje (18) no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação - Instituto de Educação Antonino Freire.

A próxima e última etapa desse projeto será a apresentação dos trabalhos durante a I Jornada Científica que acontecerá em março de 2013, mas os professores já destacam o impacto que a iniciativa teve no trabalho da educação do campo. "Esse curso propiciou meios para melhorar o trabalho em sala de aula e permitiu aos alunos descobrirem sua importância dentro da sociedade e exercer melhor sua cidadania", explica a professora Fátima Mendes, do município de Caraúbas do Piauí.

Segundo os professores, a  iniciativa fez os professores reverem suas metodologias de trabalho e atuar de forma mais contextualizada. "Meu artigo de conclusão será sobre  a contribuição do Projovem Campo para o desenvolvimento da comunidade local", diz o professor de Várzea Branca, Teodoro Paes Landim Filho. "O que motivou a escolha desse tema foram  as mudanças ocorridas no município após a implantação do Projovem Campo. A gente percebe uma completa mudança na percepção antes e após o programa. A maior contribuição é ensinar a valorizar os produtos locais, além de adquirir renda com eles", analisa o professor Teodoro.

"Escolhi como tema de conclusão de curso a educação no campo como direito humano porque a gente sabe que esse é um direito das pessoas da zona rural, no entanto, são muitas as dificuldades que impedem que o cidadão tenha acesso a  esse direito. Então um de nossos objetivos é saber como fazer para esse direito chegar a todos", explica a professora Maria Aparecida de Carvalho Araújo do município de Simões. Para ela essa iniciativa é de importância fundamental porque no município a maior parte da demanda é formada por alunos da zona rural e esse foi um curso preparatório para os professores aprenderem á lidar com a zona rural.       

Já a professora Fátima Mendes da Silva, de Caraúbas do Piauí, escolheu como tema a formação do leitor na EJA.  Segundo ela o que motivou a escolha foi a grande dificuldade de leitura dos alunos, que apesar de ter consciência da importância da leitura não conseguiam avançar.

De acordo com o professor Jesimiel Amaral do município de Buriti dos Lopes, a maior contribuição é o reconhecimento  de que "podemos salvar a educação do campo. Nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade dele e não ficar apenas na teoria", diz. "É de grande relevância essa iniciativa para os municípios pois passaram a contar a partir dessa iniciativa pioneira com especialistas em educação  do campo, somente em  Colônia agora são sete professores especialistas, por exemplo", completa a professora Telma Almeida Lopes, do município de Colônia do Gurguéia.

O que é o ProJovem Campo

O curso ProJovem Campo é uma iniciativa pioneira do Instituto Superior de Educação Antonino Freire em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o MEC que tem como objetivo qualificar os professores que trabalham no campo e assim melhorar a educação e a qualidade de vida de quem vive no rural.

A iniciativa tem como meta oferecer a continuidade dos estudos de alunos com idade entre 18 e 29 anos que moram no campo. Além de proporcionar formação aos professores que atuam com esse público, o Instituto de Educação criou um projeto de especialização direcionado para educação do campo, uma iniciativa inédita que forma em março sua primeira turma.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

http://www.seduc.pi.gov.br/noticia.php?id=462


Outras Notícias

Notícias
27/06/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Jacob Demes em Floriano

Notícias
27/06/2025

Alunos do interior do Piauí conquistam o mundo com projetos de sustentabilidade, tecnologia e educação financeira

Notícias
27/06/2025

Telescópio produzido por Estudantes Seduc é entregue a ganhador do Prêmio Nobel de Física em Londres

Notícias
27/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes de Paulistana e Cocal dos Alves ganham intercâmbio educacional para EUA com projeto que transformam problemas ambientais em soluções criativas

Notícias
26/06/2025

Do litoral do Piauí para a Coreia do Sul: estudantes do Ceti Liceu Parnaibano vencem Seduckathon com jogo para alunos com dificuldade de aprendizagem

Notícias
26/06/2025

Estudantes de escola pública do Piauí criam RPG de matemática e ganham intercâmbio nos EUA após vencer competição de programação