141 alunos participam de formatura do Pronatec
27/01/2017
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (seduc), por intermédio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), realizou na quinta-feira (26) a formatura de 141 alunos dos cursos de técnicos de Segurança do Trabalho; Manutenção e Suporte em Informática; Enfermagem e Informática, todos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec.
A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias, da secretária de educação Rejane Dias, e do sub secretário de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Márcio Rosa Fortes, que veio ao Piauí para conhecer as ações do Pronatec no Estado, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das melhores do País.
Acompanham o sub secretário, o Superintendente de Ensino Superior Euler Darlan Neves e a Superintende do Ensino Tecnológico de Minas Gerais, Cristiane de Fátima do Monte Saldanha.
Segundo Márcio Rosa, o estado do Piauí vem realizando excelentes ações para a profissionalização dos piauienses primando pela organização pedagógica e coordenação administrativa do Programa."A prova disso é esta belíssima solenidade de Colação de Grau, na qual 141 alunos estão saindo para o mercado de trabalho", frisou ele.
Em um discurso emocionado, o orador da turma, Laercio de Sousa Oliveira, ressaltou a importância do curso para os formandos e destacou os principais momentos de dificuldades e oportunidades de aprendizado durante os dois anos de curso técnico, enfatizando também a boa qualidade de ensino.
A secretária Rejane Dias destacou o
principal objetivo do Pronatec que é qualificar melhor os alunos que
fazem parte da rede de ensino e melhorar a mão-de-obra especializada
através de cursos técnicos profissionalizantes. "Nós temos o propósito
de expandir os cursos técnicos para todos os municípios do Estado, para
preparar melhor nossos alunos. Graças a Deus aumentamos nossas
matriculas e conseguimos atingir nossa meta. É importante frisar que
inicio de 2012, 30% da população do Piauí tinha deixado de estudar,
hoje esse percentual caiu para 19%, o que consideramos um grande um
avanço para nosso Estado. Programas Federais como o Pronatec tem nos
ajudado a baixar esse índice a aumentar o número de alunos em sala de
aula", esclareceu ela.
