Ícone buscar

Seduc promove DIA D de matrícula para EJA nesta sexta (27)

  • 26/01/2017


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá nesta sexta-feira (27), na Praça Rio Branco, o "Dia D" em Teresina da campanha de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No ato, os interessados poderão realizar a sua matrícula no próprio local, independente de onde irão estudar.

Estão sendo ofertadas vagas em todas as etapas da EJA: Ensino Fundamental e Médio; Alfabetização de adultos (Brasil Alfabetizado), ENCCEJA - Certificado do ensino fundamental e médio, para maiores de 18 anos, Cursos de qualificação profissional (construção civil, embelezamento, corte e costura) - parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). Para a realização da matrícula será necessário levar documentos pessoais (ID e CPF), comprovantes de residência e histórico escolar (na ausência do último, será realizada uma avaliação diagnóstica).

Segundo a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade, a campanha é uma oportunidade de facilitar o acesso dos alunos à escola. "Durante a campanha temos como focos principais os alunos mais vulneráveis, como os que moram em zonas rurais, as mães de família e trabalhadores que não possuem tanto tempo disponíveis e querem estudar, então nós vamos até eles", afirma.

Ainda segundo a diretora, esse ano foi dado uma maior flexibilidade para os alunos desta modalidade, de forma que eles terão prazo até maio para se dirigirem a escola e realizarem sua matrícula de modo convencional. "Além disso, nós estamos atendendo nos três turnos (manhã/tarde/noite) e aumentamos o número de CEJAS, que são escolas que atendem somente aos alunos da EJA", explica Conceição. 

Com o lema deste ano "Hoje é Dia de Voltar para a Escola", a campanha foi iniciada em Oeiras na segunda-feira (23) e deve ser realizada por todas as Gerências Regionais, em todos os municípios do Estado.  A meta é de que 200 mil alunos se matriculem nesta modalidade.

Benefícios:

Além das novas turmas destinadas ao EJA em todo o Estado, os alunos terão direito a vários benefícios: fardamento gratuito; Poupança Jovem, em 44 municípios e o acesso ao programa em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde: o Olhar Bem, voltado para as pessoas da terceira idade, com consultas, cirurgias e aquisição de óculos.

Outras Notícias

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação

Notícias
07/11/2025

Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026