Ícone buscar

Conferência discute propostas de educação indígena em Queimada Nova

  • 25/11/2016

Dando continuidade as ações para incorporação das temáticas da diversidade, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou o segundo momento para a conferência que vai tratar da educação na comunidade indígena. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (25), na Unidade Escolar Tomaz Francisco de Sousa, no município de Queimada Nova.

Assim como a conferência realizada com os índios Tabajaras, da região de Piripiri e Lagoa do São Francisco, a dessa sexta faz parte da etapa que antecede a II Conferência  Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI) e da regional que será em Fortaleza e que engloba o Território Etnoeducacional Potirõ.



De acordo com o professor Cláudio Rodrigues de Melo, técnico na gerência de inclusão e diversidade da Seduc, a expectativa é que os trabalhos possam ser dinâmicos e propositivo diante da mobilização na comunidade.

"A ideia é o Piaui participe de forma propositiva na II CONEEI, tendo como este momento preparatório na comunidade educativa e, posteriormente, na regional em Fortaleza. Foi um encontro positivo com a participação de professores, alunos e a comunidade. Acredito o pontapé inicial da própria Seduc será a criação de um setor que possa alavancar o processo de estabelecimento da educação indígena no Piauí", afirmou.



O encontro discutiu propostas temáticas sobre a organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígena; Formação e Valorização dos Professores Indígenas; Políticas de atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica e Educação Superior e Povos Indígenas.

A índia Maria Francisca Pereira Ferreira, da comunidade Kariri de Serra Grande, comemorou a iniciativa do Governo Estadual de abrir o debate para as políticas de atendimento e valorização da educação escolar indígena

"Nós, da Kariri de Serra Grande, estamos participando pela primeira vez em nossa história como comunidade indígena. Tomamos conhecimento dos responsáveis pelas políticas públicas educacional para os povos indígenas e destas discussões por meio da conferência. Será muito rico para a comunidade e nos incentivará a estar valorizando nossa identidade e cobrar os direitos que temos", falou.



Ao final dos debates foram lidos as propostas e escolhidos os membros representantes das comunidades para a assembleia indígena e, posteriormente, serão encaminhados os líderes para a conferência regional. As categorias de representantes são: alunos, professores, profissionais de gestão escolar, lideranças e sábias indígenas, pais, mães ou responsáveis. Participaram do encontro representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Secretaria de Saúde.








Outras Notícias

Notícias
08/05/2025

TME² 2025: Seduc disponibiliza Gabarito e Resolução Comentada em videoaulas para mais de 129 mil estudantes

Notícias
08/05/2025

Seduc conclui reforma da sede e reforça investimentos na modernização da rede estadual

Notícias
07/05/2025

Seduc realiza prova de seleção para Laboratório de Redação com 1.260 vagas em todo o estado

Notícias
07/05/2025

Técnicos das Gerências Regionais passam por formação para auxiliar gestão de Conselhos Escolares e de Grêmios Estudantis

Notícias
07/05/2025

Seduc aplica Simulado Enem mais para 30 mil Estudantes da rede estadual

Notícias
06/05/2025

Estudantes Seduc realizam prova para seleção de 1.260 vagas do projeto Laboratório de Redação