Após acenderem as luzes da fachada do museu, momento em que pode-se observar a exposição "Arte na Fachada", concebida pelo Museu em parceria com o Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (DMA-UFPI), o grupo ockteto abriu a noite de homenagem especial aos 100 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com o show "Cem anos de Lua". Além da apresentação do grupo, outras exposições puderam ser vistas: "Poéticas do Coletivo", realizada pelos grupos do Movimento Coletivo de Teresina e "Novos Artistas", feita com obras inéditas de alunos e ex-alunos da UFPI. Durante a noite ainda aconteceu a performance do grupo de Hip Hip Questão Ideológica.
Além das homenagens a Luiz Gonzaga, foram abertas oficialmente as festividades natalinas do Museu do Piauí. "Gostaria de agradecer todos os incentivadores e apoiadores que fizeram este evento acontecer, em um momento muito importante para o Museu, onde prestigiamos o grande Luiz Gonzaga, dentre eles o Governo do Estado através da FUNDAC, UFPI e SEDUC", disse Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes.
A intervenção "Arte na Fachada" e a exposição da mostra "Novos Artistas" que inaugura uma nova sala, no Museu do Piauí ficarão expostas durante dois meses.
Já a exposição "Poéticas do Coletivo", permanece até o final de março de 2013 exposta. Concomitante a ela, serão realizados seminários e ações educativas organizadas junto às escolas da Educação Básica. O coordenador do Núcleo Educativo do Museu do Piauí, Gustavo Carvalho é quem coordena a mostra.
As exposições são realizadas pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Secretaria da Educação e Cultural do Estado e Universidade Federal do Piauí. Na solenidade estavam presentes a Presidente da FUNDAC, Bid Lima, a Superintendente Institucional da Seduc, Helena Rozendo, que representou o Secretário de Eucação do Estado, Átila Lira, artistas, jornalistas e populares.
O Museu fica na Rua Areolina de Abreu, 900, centro de Teresina.