A educação do Piauí é notícia mais uma vez. A Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada na cidade de Cocal dos Alves, a 260 km de Teresina destacou-se em um dos meios mais tradicionais e confiáveis da imprensa brasileira. Isso porque a Escola foi considerada como a melhor de ensino médio do País.
Entre as escolas que atendem alunos mais pobres, com renda familiar de até 01 salário mínimo, a Augustinho Brandão obteve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Sua média, superior à nacional, desbancou mais de 05 mil instituições públicas e privadas, ultrapassando 32 escolas do País que têm os alunos mais ricos (com renda familiar de mais de 12 salários mínimos).
O número representa 55% do total das escolas que tiveram o resultado no exame divulgado pelo Ministério da Educação, em novembro. No ranking nacional, com 10.076 escolas, com alunos de todos os níveis socioeconômicos, a Unidade fica na posição 4.260.
Para chegar a esses dados, foi solicitado à "Meritt Informação Educacional", o cruzamento das informações do Ministério da Educação, com um estudo feito recentemente pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que traça o perfil socioeconômico dos alunos das escolas brasileiras.
"Com a grande aprovação nos vestibulares, temos ex-estudantes que hoje são psicólogos, fisioterapeutas e professores. Temos dois alunos cursando pós-graduação em Teresina e Fortaleza", comenta a gestora da Escola, Kuerly Brito.
Investimento na Educação:
A Augustinho Brandão foi criada em 2003. No ano de 2011 a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) construiu uma nova sede de escola modelo, com instalações modernas. A mudança a transformou na construção mais bonita da cidade, frequentada por 135 alunos, de Ensino Médio, nos turnos tarde e noite.
Com a nova estrutura vieram também a climatização de todas as salas, os laboratórios de Matemática, Química e Física, utilizados para aulas práticas. A quadra poliesportiva e refeitório devem ser entregues ainda no primeiro semestre de 2013.salas de aula climatizadas
Com capacidade para atender até 216 alunos por turno, a escola foi desenvolvida num sistema construtivo convencional, com área edificada de, aproximadamente, 854 metros quadrados.
E se a estrutura ajuda, a gestão contribui ainda mais. Os resultados estão fazendo com que o modelo seja referência. "Estamos desenvolvendo um projeto para que o modelo de gestão seja seguido por unidades de ensino de dez municípios", diz o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira.
Destaques:
Com uma população de pouco mais de 5,5 mil habitantes, dos quais 3,4 mil são alfabetizados, Cocal do Alves é conhecida em todo o Brasil por conta do desempenho educacional.
Entre as conquistas podemos destacar o grande número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, estudantes vencedores nas Olimpíadas de Português, primeiro lugar conquistado pelo aluno Izael Francisco de Araújo, no Quadro Soletrando, da Rede Globo e o título de "Homem do Ano 2011" da revista Alfa, destinado ao professor Antonio Amaral.
"Os alunos querem estudar. Se tivermos aula em dia de sábado eles estão todos lá. Nosso trabalho é focado na educação. A única porta para o bem estar é a educação. E trabalhamos com os pés no chão. Aqui temos disciplina e ensinamos e cobramos dos alunos". relata o professor Amaral.