Alunos do curso de Agropecuária de Cristino Castro produzem horta escolar
10/10/2016
Os alunos do curso técnico em Agropecuária da Unidade Escolar Joaquim Parente, do município de Cristino Castro, região sul do Piauí, estão produzindo uma horta escolar. A atividade faz parte da disciplina olericultura, ministrada pelo professor Jesualdo Campo Pereira.
O projeto de implantação da horta no pátio interno da escola tem como principal objetivo desenvolver atividades que possam levar a sustentabilidade e promover melhorias em vários outros setores dentro da sociedade e da própria escola, além de proporcionar aos alunos aulas práticas e produtivas.
De todas as etapas de produção, desde a limpeza terreno, preparo do canteiro, aquisição de material para cercamento da horta até o plantio, está sendo percebido pelo professor a real necessidade de cada vez mais a realização de atividades desse tipo, para englobar a sociedade como um todo no projeto da educação técnica, que hoje é um modelo a ser seguido no Brasil.
Segundo o professor Jesualdo Campos, o processo de construção da horticultura, em que uma das etapas os alunos tiveram o trabalho de coletar garrafas pet e pneus pela cidade, para utilizar no cercamento da horta, pode-se perceber a importância do projeto, uma vez que este proporciona a interdisciplinaridade que busca ser promovida na educação de nosso Estado.
"Durante a prática estou sempre conversando com os alunos, enfatizando que a medida que eles coletam garrafas e pneus estamos atuando na biologia, na geografia, na matemática, porque eles precisam calcular a quantidade de pneus e garrafas para um canteiro, a profundidade do pneu para inserir no solo, a seletividade de material, limpeza urbana, entre outras áreas importantes no processo educacional", frisa o professor.
Ainda segundo o professor Jesualdo, a meta do projeto está sendo atingido. "Em pouco mais de seis meses de cursos podemos sentir que eles já estão engajados no Projeto da Horta Escolar, através do entusiasmo e da forma produtiva e eficaz que estão realizando as atividades. Com isso podemos assegurar que estamos promovendo um processo de ensino aprendizagem de forma eficaz, buscando sempre fazer atividades práticas", enfatiza o professor.
Parcerias estão sendo formadas com as fazendas locais para aquisição de esterco, que será usado na horta e nos demais projetos que deverão ser produzidos até o final do curso.