Os
técnicos da Seduc estiveram reunidos hoje com técnicos da Fundação Cepro, Secretaria
de Planejamento (Seplan), Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), para
analisar e discutir sobre o Projeto "Educação Profissional de Nível Médio,
Arranjos Produtivos Regionais e Estratégia de Desenvolvimento no Piauí", elaborado
pela Fundação Cepro, após uma solicitação feita pela própria Seduc, por meio da
Unidade de Educação Técnica Profissional (Uetep).
O objetivo é caracterizar e analisar a dinâmica socioeconômica do
Piauí, no contexto nacional e global, e construir cenários para a demanda
potencial de Educação Profissional, em especial a de Nível Médio, numa estratégia
de desenvolvimento mais acelerado, inclusivo e sustentável do estado.
A execução do projeto vai
contribuir para a construção de um sistema de informações que permita o
monitoramento da oferta de educação profissional, em termos de atendimento, territorialização,
desempenho e resultados; mapear a oferta de Educação Profissional em seus
diferentes níveis e modalidades para subsidiar a articulação de esforços das
várias redes de Ensino Médio, Educação Superior e Formação Inicial e Continuada.
Além disso, o projeto pretende avaliar o impacto da Educação Profissional de Nível Médio
na trajetória dos estudantes e na socioeconomia piauiense, pelo acompanhamento
dos egressos no mercado de trabalho e da continuidade de estudos; identificar e
analisar a dinâmica e as potencialidades das diferentes cadeias produtivas nos
Territórios de Desenvolvimento, como também contribuir para a definição de um
modelo de articulação dos diferentes atores sociais envolvidos na formação
profissional.
Foram apresentados quatro produtos e um plano de atividades com recursos humanos e financeiros para previsão de execução do projeto até junho de 2017.Entre os produtos apresentados estavam a sistematização e complementação dos dados sobre a oferta de educação profissional pela Seduc; o mapeamento da oferta de educação profissional de Nível Médio e como Formação Inicial e Continuada por territórios de desenvolvimento; acompanhamento de egressos dos cursos de Formação Profissional de Nível Médio e a demanda efetiva e potencial de formação e qualificação profissional em diferentes níveis por territórios de desenvolvimento
Para o presidente da Fundação Cepro,
Antonio José Medeiros, com a execução do projeto, a Educação Profissional vai
desempenhar uma função estratégica no desenvolvimento do estado, facilitando a
contextualização da oferta no processo expansão e inovação, permitindo que haja
uma demanda efetiva no mercado de trabalho de cada território.
Segundo a diretora da Uetep, Adriana Moura, a
intenção do governador Wellington Dias juntamente com a Secretária de Educação,
Rejane Dias, é oportunizar a qualificação através de uma demanda potencial, ou
seja, preparar uma mão de obra local qualificada para atender os possíveis empreendimentos
que venham a surgir na região.