Ícone buscar

Ciências é tema de atividades das escolas da rede estadual

  • 19/09/2016


Durante o sábado (17), algumas escolas do Estado promoveram o "I Circuito de Ciências", projeto que está sendo realizado nas unidades da rede estadual neste 3° bimestre e tem como objetivo promover a cultura científica na comunidade escolar, realizando atividades que favorecem o letramento científico e a prática de processos investigativos entre estudantes e gestores.

A Unidade Escolar Professora Darcy Araújo foi uma das escolas que escolheram o dia para promover a ciência por meio de uma feira, na qual os alunos apresentaram cerca de nove trabalhos. Segundo a diretora adjunta, Maria das Dores, o circuito serviu para incentivar o interesse dos alunos pela pesquisa.


"No momento em que o aluno passa a estudar para apresentar o assunto para o público, ele passa a pesquisar mais para realmente entender o tema. Dessa forma, eles realmente aprendem o que estão estudando e não só decoram. Foi incrível ver o empenho deles", afirma.

Outra escola participante foi a Unidade Escolar Pequena Rubim, que optou pela temática "Alimentação: Educar para transformar e Crescer" e apresentou temas como o Poder das frutas em nosso organismo, horta orgânica e plantas medicinais, o Desperdício dos Alimentos e Cidadania, a Influência da Propaganda na Escolha dos Alimentos, a Evolução dos Alimentos, entre outros.


"Foi muito proveitoso, os alunos estavam muito empolgados em mostrar o que aprenderam. O fato de que os seus pais e comunidade compareceram em peso deixou tanto os alunos como nós felizes", contou a diretora Francisca Maria Viana.


O circuito de ciências do CEEP Lourival Parente:"Ciência Alimentando o Brasil" foi desenvolvido nos últimos tres meses, através de vários projetos envolvendo a comunidade escolar. Os projetos apresentaram propostas no âmbito da temática geral priorizando a sustentabilidade e as questões sociais. 

No Lourival Parente foram apresentado 16 trabalhos e segundo o diretor adjunto, Francisco Alberto, a escola também recebeu um grande fluxo de pessoas. "Mesmo com o grande numero de pessoas, todo o dia aconteceu dentro do que foi organizado. Gostamos muito dos trabalhos e esperamos que possamos fazer ainda melhor na 2° etapa".

O PROJETO

O "Circuito de Ciências" é parte do "Chão da Escola", uma proposta da Seduc lançada na rede estadual de ensino visando integração curricular a partir da distribuição de temáticas para serem trabalhadas em cada um dos quatro bimestres do ano letivo, com a temática atual sendo "Ciência". Como parte do "Chão da Escola", os alunos da rede estadual já desenvolveram projetos tendo como tema Saúde e Paz e o próximo a ser trabalhado será a arte.

O circuito ocorre em três etapas: local, realizada pelas escolas;  regional, realizada pelas GREs; e Estadual, realizada em todo o estado. A Etapa Regional deverá ter, em média, 40 trabalhos e cerca de 400 expositores por regional, totalizando em todas as GREs aproximadamente 450 projetos. Destes 450 projetos, apenas 126 projetos irão para a Etapa Estadual.

Outras Notícias

Notícias
09/05/2025

Prazo para submissão de projetos do Seduckathon 2025 termina nesta sexta-feira (09)

Notícias
09/05/2025

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Notícias
09/05/2025

Seduc convoca mais de 90 professores e reforça Educação Profissional em escolas de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Escola de Tempo Integral: apoio que acolhe mães, transforma rotinas e fortalece futuro de estudantes

Notícias
08/05/2025

Projeto Turismo Escolar: Estudantes Seduc desbravam belezas, história e cultura piauiense em expedições

Notícias
08/05/2025

TME² 2025: Seduc disponibiliza Gabarito e Resolução Comentada em videoaulas para mais de 129 mil estudantes