Alunos com deficiência auditiva se reúnem com a Gerência de Educação Especial na Seduc
05/12/2012
Na manhã desta quarta-feira (05), na sede da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), gestores de educação especial se reuniram com alunos que possuem deficiência auditiva e estudam na Unidade Escolar Matias Olímpio.
O objetivo do encontro foi definir algumas melhorias voltadas para o ensino e aprendizagem dos 32 estudantes com deficiência auditiva atendidos pela escola. "Estamos trabalhando em parceria com a Seduc para melhor atendermos nossos estudantes com necessidades especiais. Já conseguimos, inclusive, um curso de libras para alunos, pais e professores, para facilitar a comunicação e elevar o nível do ensino e aprendizagem desses jovens", afirma Gilmar Furtado, diretor da escola.
A U.E. Matias Olímpio atende 320 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nos turnos manhã e tarde. Dos 32 alunos com deficiência auditiva, a aluna do 7º ano Rhavella Silva, destaca o empenho dos professores ao educar alunos com deficiência. "Alguns professores novatos ainda têm algumas dificuldades, mas temos outros que já estão adaptados com a nossa realidade e ajudam muito no nosso aprendizado", comenta.
A Seduc apóia e dá suporte para que todos os alunos participem do processo de ensino e aprendizagem. Após receber a equipe do Matias Olímpio, a Gerente de Educação Especial, Márcia Raika, afirmou que o programa de educação bilíngue vem sendo trabalhado na escola e tem ajudado na educação de crianças e jovens.
"A Seduc tem tido um olhar diferenciado para a escola. Nós estamos trabalhando a formação continuada em libras com todos os profissionais, pais e estudantes do Matias Olímpio para garantir a inclusão e o acesso de todos à educação. Parabenizamos a escola pela iniciativa e pelo desempenho que tem apresentado", destaca Márcia.
A escola realizou uma série de ações durante o ano, voltadas para a inclusão e igualdade dos alunos, como palestras com psicólogos sobre bullying, feiras educativas e outras atividades que orientam as famílias sobre a participação das mesmas na formação da cidadania dos estudantes.