A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Pesquisa científica sobre hanseníase de aluno do CEPTI Cândido Borges vence mais uma feira nacional
29/08/2016
O projeto de pesquisa científica Classificação Operacional Predominante em Hanseníase no município de Campo Maior - PI, ganhou o prêmio do VII Movimento Científico Norte e Nordeste/I Mostra Científica do Cariri (VII MOCINN/I MOCICA 2016), organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que aconteceu de 22 a 26 de agosto, em Juazeiro do Norte - CE.
Depois de vencer o Movimento Internacional para atividades de lazer em Ciência e Tecnologia - MILSET BRASIL 2016, no início desse mês, Kaio Martins e Silvana Orsano, aluno e professora do Centro Estadual de Ensino Profissional de Tempo Integral (CEPTI) Cândido Borges Castelo Branco e idealizadores do projeto, disputaram o prêmio do VII MOCINN/I MOCICA 2016 com 127 outros projetos, desenvolvidos por jovens cientistas de todo o Brasil, da Argentina, do México e da Colômbia.
"Éramos os únicos representantes do Piauí nessa feira e ganhar esse prêmio nos deixa ainda mais empolgados para dar continuidade a esse estudo. Agradeço demais à minha professora por ter me estimulado a dar passos largos no caminho da pesquisa científica", declarou o aluno Kaio Martins.
Essa série de conquistas pode não parar por aqui, pois como parte da premiação do VII MOCINN/I MOCICA 2016, Kaio e Silvana ganharam a credencial para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC 2016), prevista para acontecer de 24 a 30 de outubro, em Novo Hamburgo - RS.
Como diz a música, "toda pedra no caminho você pode retirar [...] é preciso saber viver". E é com esse lema que a professora Silvana Orsano tem transformado os ideais de vida dos alunos do CEPTI Cândido Borges Castelo Branco, em Campo Maior.
"Nas Feiras de Ciências é que encontraremos os futuros transformadores do nosso planeta. Nos diversos segmentos e nas escolas elas são instrumentos para a prática da atividade científica e grande oportunidade para a interação entre escola e sociedade, além de ser um momento que contribui para despertar nos estudantes o interesse pela ciência e tecnologia. O Piauí ainda está carente de pesquisadores e professores envolvidos com a área científico-tecnológica, daí a importância do incentivo, realização e participação dos alunos em Feiras de Ciências", destaca a professora.
No calendário de disputas em feiras científicas, o projeto de pesquisa Classificação Operacional Predominante em Hanseníase no município de Campo Maior - PI ainda concorrerá na edição 2017 da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia - FEBRACE 2017, que acontecerá no mês de março, em São Paulo.
O projeto de pesquisa científica Classificação Operacional Predominante em Hanseníase no município de Campo Maior - PI
A Classificação Operacional Predominante foi realizada através de pesquisa nos nove postos de saúde do município de Campo Maior. Foram diagnosticados 26 casos no universo de 46 mil habitantes, enquanto o Ministério da Saúde preconiza o registro de 1 caso para cada 10 mil habitantes, o que trouxe à tona o fato de que em Campo Maior a doença é endêmica.
A partir disso, aluno e professora desenvolveram ações para incentivar na população a busca pelo diagnóstico precoce. Dos 26 casos de hanseníase registrados em Campo Maior, 95% são do tipo da doença que é transmitida por vias aéreas.
"O nosso objetivo com o diagnóstico precoce é evitar que a doença se espalhe na cidade. Se conseguirmos o diagnóstico da hanseníase paucibacilar - tipo não transmissível - poderemos evitar a evolução da doença para a hanseníase multibacilar - transmitida por vias aéreas - e reduzir o número de novos casos registrados, até que esse percentual chegue a zero", disse a professora Silvana Orsano.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa (transmissível por meio de tosses e espirros), cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.
A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase, atrás somente da Índia. Em 2014 foram diagnosticados 24.612 novos casos de hanseníase. Apesar do número elevado, os índices vêm diminuindo anualmente desde 2003, segundo dados do Ministério da Saúde.
Outras Notícias
Notícias
09/11/2025
Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc
Notícias
09/11/2025
Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025
Notícias
08/11/2025
Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem
Notícias
08/11/2025
Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)
Notícias
07/11/2025
Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação
Notícias
07/11/2025
Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.