Ícone buscar

Seduc realiza videoconferência sobre Censo Escolar

  • 14/07/2016

Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram no Canal Educação nesta quinta-feira (14), participando de uma videoconferência com Gerentes Regionais de Educação e diretores e coordenadores escolares. A reunião foi para informar e motivar a rede sobre a importância do censo, que afeta toda a rede de ensino estadual.

De acordo com Ellen Gera, diretor da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica da Seduc, mais de 80 polos estiveram conectados durante a transmissão. "A participação de todos nós é de extrema importância para que esse trabalho seja executado com sucesso. Nesta reunião prestamos informações e esclarecimentos quanto às atividades complementares que precisam ser informadas no censo", explica.



As informações que serão enviadas para o censo são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

"É preciso muito cuidado em todos os dados que são transmitidos. Após o preenchimento por parte dos diretores e responsáveis, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) verifica a consistência dos dados coletados. Queremos chamar a atenção destes gestores que estão nas escolas, já que o financiamento da educação do Estado do Piauí passa por esse processo e, por isso, estamos em plena atividade para alimentar esse banco de dados", afirma o Superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira.

A pedido da Secretária de Educação Rejane Dias, o superintendente pediu o compromisso de todos os envolvidos para que o Piauí consiga vencer esse grande desafio, já que diz respeito ao financiamento de 2017. "Se não tivermos compromisso, teremos redução de recursos, automaticamente, em janeiro do próximo ano e teremos que debater novamente o salário da categoria, por isso, é necessária atenção e cumprimento das responsabilidades de cada um", informa Carlos Alberto.

Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos dos ensinos fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

Outras Notícias

Notícias
10/05/2025

Festival revela talentos dos Estudantes e mostra a força da cultura nas Escolas Seduc de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Prazo para submissão de projetos do Seduckathon 2025 termina nesta sexta-feira (09)

Notícias
09/05/2025

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Notícias
09/05/2025

Seduc convoca mais de 90 professores e reforça Educação Profissional em escolas de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Escola de Tempo Integral: apoio que acolhe mães, transforma rotinas e fortalece futuro de estudantes

Notícias
08/05/2025

Projeto Turismo Escolar: Estudantes Seduc desbravam belezas, história e cultura piauiense em expedições