Oito alunos da rede estadual de ensino estão entre os pré-selecionados para disputar a fase final da 13ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, no mês de agosto.
Dos estudantes selecionados, sete são matriculados em unidades de ensino de Teresina e um aluno em escola de Oeiras. Todos desenvolveram projetos de lei com o fim de contribuir na resolução de problemas sociais.
Alice Barros, aluna do 3º ano do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Desembargador Pedro Sá em Oeiras, decidiu participar pela primeira vez do programa e desenvolveu um projeto de lei que dispõe sobre a utilização de energia solar fotovoltaica e/ou energia eólica em todas as edificações do poder público Federal, Estadual e Municipal.
A estudante diz que a ideia do projeto surgiu com uma preocupação antiga. "Observei a questão econômica do Piauí e juntei a isso o fato de que na minha escola sempre falta energia. Se o meu projeto for aprovado e sancionado seremos beneficiados diretos e tenho certeza que não ficaremos no escuro em salas de aula, já que a incidência de raios solares em todo o Estado é alta", afirmou Alice.
Os pré-selecionados Marcos Vinícius, Antônia Maria, João Marcos e Júlio Nunes voltaram seus trabalhos em benefício das escolas públicas de todo o país. A implantação de softwares educativos, criação do Fundo Nacional e Prevenção de Combate ao Alcoolismo Infanto-Juvenil, implantação de projetos de Responsabilidade Socioambiental, criação de Programa de Apoio Financeiro e Psicopedagógico foram os projetos desenvolvidos, respectivamente, pelos quatro alunos.
Os estudantes pré-selecionados tem até o dia 10 de julho para realizar a inscrição eletrônica no sistema da câmara dos deputados e participar da seleção final. O resultado será publicado no dia 19 de agosto.