Instituto de Educação dá início a laboratórios práticos do curso de formação continuada para os professores de português
30/06/2016
Acontece nesta quinta-feira (30), no Centro de Formação Antonino Freire, o primeiro laboratório prático do Curso de Formação Continuada: Leitura, Gêneros Literários e Gêneros Textuais na Educação Básica. Esse é o quinto encontro de um curso que se estende até 27 de outubro desse ano e tem como objetivo capacitar os professores de português da rede estadual de ensino.
De acordo com a professora formadora, Lívia Rosa Soares, a proposta do curso é apresentar metodologias atuais para o ensino de leitura e literatura tanto da educação básica quanto do ensino fundamental e médio.
Conforme a professora formadora Lívia Soares, o curso está apresentando aos professores em uma perspectiva tanto teórica quanto prática. "Nós tivemos duas unidades teóricas e agora nós vamos trabalhar com sequências didáticas e oficinas de projetos para que os professores possam colocar em prática toda atualização de conhecimentos em sua prática docente", explica Lívia.
"No último encontro nós trabalhamos a perspectiva do letramento literário, de que maneira o professor pode fazer com que sua turma tenha um rendimento melhor em leitura, principalmente, em uma idade em que se o professor despertar o gosto e o hábito pela leitura vai possibilitar que o aluno se torne um adulto leitor", explica Lívia uma das ministrantes do curso.
De acordo com a professora Elita Aragão, do CAIC do Promorar, o curso é uma forma de buscar inovar em sala de aula e sair do trabalho de forma mecânica. "Através de uma formação como essa você começa a melhorar sua metodologia e abrir os horizontes", avalia Elita.
"O curso me ajudou a incentivar meus alunos e melhorou minha forma de pensar algumas leituras", complementa a professora Francisca Márcia Santos Oliveira, da unidade escolar Benedito Nunes.
Para a professora Antonia Maria de Sousa, que trabalha no Centro Educacional Feminino no bairro Bela Vista, o curso tem correspondido às expectativas. "Estou gostando. Aprendemos uma nova maneira de ver a literatura e passar isso para a sala de aula, pois quando ficamos muito tempo sem atualização ficamos engessados e sobretudo, esse é um momento de compartilhar experiências", explica.