Ícone buscar

Projeto Testemunho Vivo vai prevenir uso das drogas nas escolas da rede estadual

  • 13/06/2016

Com o intuito de levar aos alunos da rede pública estadual ações de prevenção ao uso das drogas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fazenda da Paz, realizou nesta segunda-feira (13) o lançamento do projeto Testemunho Vivo. O evento aconteceu no colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense).

O projeto vai levar às escolas públicas do Estado o testemunho de ex-alunos, além de palestras ministradas por assistentes sociais, psicólogos e advogados. O projeto também visa conscientizar a família e a comunidade em geral sobre a gravidade e consequência das drogas na sociedade.


"Desenvolver esse projeto único dentro das escolas da rede estadual é algo que entendemos como prioridade absoluta. Há preocupação com a violência dentro das escolas em bairros com alta taxa de vulnerabilidade. Iremos trabalhar a prevenção e conscientização da dependência química através dos testemunhos de quem já passou por isso, para que os alunos entendam o quanto a droga é nociva", destacou a secretária de estado da Educação, Rejane Dias.

A parceria entre a Seduc e a Fazenda da Paz vai ainda distribuir cartilhas, na qual os alunos poderão ter informações sobre os tipos de drogas mais consumidas no Brasil e os seus malefícios para o corpo. É possível encontrar uma história em quadrinho produzida por artistas piauienses trabalhando a temática.


Durante o lançamento do projeto o Coordenador Geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, explicou o funcionamento do projeto.

"Após o depoimento de uma pessoa que saiu da escola pública, usou drogas e conseguiu se recuperar, começa um trabalho com uma equipe multidisciplinar durante o dia inteiro com os alunos. No outro dia iremos reunir o corpo docente da escola para a formação de conhecimento. Estamos levando conhecimento para construir uma multiplicação dentro de todas as escolas do Estado", finaliza Célio Barbosa.


O projeto reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados nas áreas de dependência química, como assistentes sociais, psicólogos, advogados, dentre outros que vão levar para a escola uma formação para os alunos e professores. O estudante do Liceu Piauiense de 16 anos, Pedro Weslley, comemorou o projeto "O que vemos hoje no mundo afora não é bom, por conta das drogas e criminalidade. Este projeto vai nos ajudar combatendo as drogas nas escolas", pontua o estudante.

Outras Notícias

Notícias
26/08/2025

Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Notícias
25/08/2025

Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

Notícias
22/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí