As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam hoje (9), às 10h, horário de Brasília e seguem até às 23h59min do dia 20. A taxa de inscrição será de R$ 68, exceto para os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda, que são isentos. A inscrição é feita pela internet, no site do Enem.
A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. O novo procedimento de segurança soma-se aos já existentes envelope com lacre e detector de metais. Já o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo MEC, trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição.
Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato. Inscrição
O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade. Deve também informar um endereço de email e número de telefone celular porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar estes meios informados para se comunicar com o participante. Cada estudante deverá ter email próprio.
Para dar mais comodidade e opções aos não isentos da taxa, o pagamento, este ano, pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). A confirmação das inscrições será feita apenas pela Página do Participante.
É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.
O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.
É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.
Nome
Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho próximo, pelo sistema, na Página do Participante.
Provas
Nos dois dias de exame (5 e 6 de novembro), os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Outras Notícias
Notícias
13/05/2025
Secretário Washington Bandeira destaca avanços do Pacto pela Educação no I Encontro de Prefeitas e Primeiras-Damas pela Primeira Infância do Piauí
Notícias
13/05/2025
Washington Bandeira destaca Alfabetização na Idade Certa e Regime de Colaboração em abertura de seminário da UNCME-PI
Notícias
12/05/2025
Secretário Washington Bandeira destaca avanços da Educação Indígena no Piauí durante seminário com lideranças e órgãos federais
Notícias
12/05/2025
Seduc realiza pagamento de bolsa do Oportunidade Jovem referente ao mês de maio
Notícias
12/05/2025
Governador em exercício Severo Eulálio visita escola referência em educação integral no Piauí
Notícias
10/05/2025
Festival revela talentos dos Estudantes e mostra a força da cultura nas Escolas Seduc de Tempo Integral
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.