A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Seduc promove encontro com coordenadores pedagógicos sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa
25/04/2016
Os coordenadores pedagógicos das escolas que vão participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP), de Teresina, participaram de um encontro informativo, na manhã de hoje (25), no auditório do Premem Sul.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) coordenou o encontro, que teve por objetivo orientar 60 coordenadores a ampliar a motivação dos professores de língua portuguesa nas escolas, a fim de que mais alunos participem da Olimpíada.
Segundo Jesuíla Freitas, coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, é a participação dos professores de língua portuguesa que determina a quantidade de alunos que vão se envolver com a criação de textos. "A olimpíada é mais que um concurso de texto, é um projeto de formação que realiza um concurso de texto para os alunos nos anos pares e que nos anos ímpares realiza formações presenciais e à distância para os professores, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras", afirma.
Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, dividido em quatro gêneros de produção: crônica, poema, artigo de opinião e memórias literárias, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
O encontro foi orientado pela professora Shirlei Alves, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que destacou as ferramentas do site da OLP, como os cursos online de formação de professores.
"Desde 2009 estou envolvida com a iniciativa que ajudou muito na evolução do aprendizado de língua portuguesa em nossas escolas, na concepção das linguagens, produção de textos com a realidade local e dos demais saberes. Já conseguimos chegar à final nacional por quatro vezes. O Piauí tem muito potencial", afirma Shirlei.
Em 2014, a 4ª edição do concurso contou com 208 dos 224 municípios do Estado aderindo à Olimpíada, sendo 5.237 textos inscritos em todas as categorias, de 1.565 escolas municipais e estaduais. Da Rede Estadual de Ensino do Piauí, foram 483 escolas inscritas que enviaram 1.955 textos nas categorias de concorrência, orientados por 1.050 professores de Língua Portuguesa da Seduc.
Este ano, a Seduc já tem 278 escolas inscritas, 461 professores e 1224 textos nas categorias de concorrência. No total geral do Estado, 177 das 224 secretarias municipais já aderiram à Olimpíada, totalizando 870 escolas, 1.332 professores e 3.297 textos.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Podem participar professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Outras Notícias
Notícias
26/08/2025
Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual
Notícias
25/08/2025
Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades
Notícias
25/08/2025
Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa
Notícias
25/08/2025
Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha
Notícias
23/08/2025
Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.