O time de handebol juvenil (até 18 anos) do Caic Professor Balduino Barbosa de Deus embarca na madrugada desta quarta (09), para a cidade de Rouen na França, para representar o Brasil no Mundial Escolar da modalidade, que acontece de 11 a 19 de março.
Esta é a terceira participação da equipe no campeonato. Em 2012, o time alcançou a oitava colocação da competição. Na edição seguinte, na Turquia, em 2014, o Caic Balduino sagrou-se vice-campeão, perdendo o título em final contra a Alemanha. Um feito inédito para o Brasil e um orgulho para o Piauí.
Para os meninos do CAIC, o momento é de ansiedade. Do grupo atual, três estiveram no último Mundial. "Passamos por uma renovação desde o último Mundial. É uma novidade para a maioria. É um momento muito importante pra toda a equipe", releta Giuliano Ramos, técnico da equipe.
O técnico conta ainda que a preparação foi com muita dedicação e esforço de cada um, inclusive contou com o apoio do técnico da seleção brasileira Jordi Ribera. "A equipe não parou de treinar desde o início do ano e o apoio do Jordi foi de extrema importância, pois nos ajudou com sua experiencia verificando alguns erros e nos orientando com vídeos de treinamento. Estamos esperando o melhor possível da competição", disse Giuliano.
Em recente entrevista, Jordi disse que a ideia da visita foi
ver o planejamento feito pelo Giuliano para que pudesse dar um pouco de apoio,
estar com os atletas, passar alguns vídeos do Campeonato Europeu e algumas
atualizações, como algumas orientações que são passadas para
os atletas na última fase das Seleções de base.
A escola que em 2014 garantiu o vice-campeonato mundial irá
à França com 14 atletas. Além da equipe masculina do CAIC, o
Brasil também será representado no Mundial Escolar pela equipe do Colégio
Castro Alves, do Espírito Santo, no feminino.