Na
entrevista, concedida à Globo News, Mercadante e representante da ONG
Todos pela Educação ressaltaram ainda a cooperação entre o estado e os
municípios como tradutora do grande salto conseguido pelo Piauí, assim
como por Ceará e Minas Gerais.
Para
o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os dados apresentados
mostram que as crianças estão aprendendo mais. "O Piauí é o estado que
tem o maior número de matrículas no Brasil, onde mais crianças estão na
escola, e os índices são absolutamente espetaculares, onde 95% dos
municípios atingiram a média", afirma Mercadante.
O
ministro ressaltou ainda que a vontade política, o compromisso do
gestor com a educação dentro da sala de aula, é absolutamente
determinante. "À medida que a sociedade transforma isso num valor
político eleitoral, num valor social relevante, aumenta a atenção dos
gestores com a educação", finaliza.
A
Seduc não mede esforços para avançar nos índices que retratam a
educação do estado do Piauí. "Precisamos do empenho de todos, para
juntos conseguirmos ultrapassar os limites e metas a nós colocados, no
sentido de fortalecer mais ainda a escola pública", destacou o
secretário da Educação, Átila Lira.
Segundo
ele, o trabalho realizado com toda a comunidade escolar contribuiu para
a melhoria nos índices educacionais. "Temos a consciência que fizemos
muito, mesmo diante das adversidades que enfrentamos. Temos certeza que
os resultados alcançados foram fruto de um esforço coletivo, com todos
trabalhando em prol da melhoria da qualidade de ensino", enfatizou.
Investimentos
em escolas de Tempo Integral e Programas como o "Palavra de Criança"
ajudam no desempenho e na aprendizagem dos alunos
Ações
importantes têm sido realizadas pelo Governo do Estado, por intermédio
da Seduc. Destacam-se a reforma e a construção de diversas escolas
adequando-as às necessidades da realidade local, além da implementação
do programa "Mais Educação", que já se caracteriza por ser uma política
indutora da Educação em Tempo Integral, notadamente reconhecida pelos
excelentes resultados alavancados em relação ao desempenho escolar dos
alunos.
Para 2012, o
plano de atendimento consolidado contempla um total de 350 escolas
estaduais (dessas, 155 são escolas de 2011 que renovaram cadastro e 195
são escolas novas que fizeram adesão em 2012).
Outro
programa que vem se destacando na educação piauiense, é o "Palavra de
Criança", que tem como parceiro o Fundo das Nações Unidas para a
Infância - UNICEF e já está consolidado em 118 municípios do estado,
através do regime de colaboração entre Estados e municípios.
O
Programa possui 236 profissionais capacitados, atende cerca de 30 mil
crianças acompanhando as três primeiras séries do ensino fundamental e
mobiliza, ainda, as famílias a participarem do processo de aprendizagem
dos alunos. Com tais ações, a meta é alfabetizar na idade certa no
mínimo 70% das crianças das turmas de alfabetização, ao final do ciclo,
como uma proposta de reduzir os índices de distorção idade-série no
Estado.
As metas obtidas
pelo Programa Palavra de Criança deverão ser vislumbradas nas próximas
avaliações externas aos quais os municípios piauienses serão submetidos.
Em 2013, o referido programa ganhará nova dimensão e novos
investimentos diante da nova proposta do Ministério da Educação com o
recém divulgado Pacto Nacional na Idade Certa (PNAIC), uma versão macro
do "nosso" Palavra de Criança e também voltado para a alfabetização nos
três primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental.
"O
PNAIC fortalecerá a política de alfabetização na idade certa já
implantada pelo Governo do Estado do Piauí este ano e que consolida o
direito à criança de aprender a ler e escrever respeitando o ciclo da
infância", finalizou.