Ícone buscar

Aluno do Liceu recebe Medalha de Mérito Nacional na OBR

  • 25/01/2016


Lucas Gabriel Carvalho Lima, aluno do 2º ano do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), foi agraciado com a Medalha de Mérito Nacional, que é uma medalha especial conferida pela Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) a alunos, professores e/ou escolas em situações especiais de distinção, tais como forte capacidade de superação, união, desempenho ou dedicação para com o ensino brasileiro.

Lucas participou, junto com 312 estudantes do Liceu Piauiense, da OBR 2015 e concorreu com mais de 90 mil estudantes inscritos, sendo classificado como um dos melhores da categoria por ter obtido o melhor desempenho dentre os alunos participantes da escola.

"Isso nos enche de orgulho e nos estimula a trabalhar, ainda mais, a prática da robótica com outros estudantes na escola", diz o professor de Física e coordenador do projeto de Robótica, Antonio Rodrigues.



Segundo ele, a partir do resultado conseguido por Lucas Gabriel ao ter logrado uma medalha de mérito nacional, a intenção é que os outros estudantes passem a se interessar mais pela temática e pela competição nacional. O objetivo para 2016 é que o Liceu Piauiense participe das duas modalidades da competição: teórica e prática (que envolve a construção de robôs seguindo requisitos estabelecidos pela organização).

"Para isso iremos preparar os alunos para o ensino da robótica, trabalhando em conteúdos transversais como matemática, português, inglês e conhecimentos gerais, o que exigirá dos participantes o máximo de raciocínio lógico", explica o professor.

Para a coordenadora da modalidade de tempo integral, professora Francisca Maria, esta é uma grande vitória por ser a participação nesta olimpíada. "Por se tratar de uma olimpíada que abrange todo o território nacional, o resultado dignifica ainda mais a conquista de nossos estudantes. Estamos todos muito orgulhosos deles. Este é caminho para uma educação de qualidade, incentivar nossos estudantes a mostrar do que eles são capazes", finaliza.



OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que se utiliza da temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Outras Notícias

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Notícias
25/08/2025

Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

Notícias
22/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí

Notícias
22/08/2025

Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo