A rede estadual de ensino vai ganhar uma nova escola militar, a Unidade Escolar José Pereira da Silva, localizada no Parque Brasil II. Na escola, a disciplina e respeito serão fundamentos constantemente passados aos alunos e à comunidade escolar, além disso ela vai promover a cidadania e civismo. Com ela, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) fecha duas escolas neste regime. A Escola Estadual de Educação de Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde foi a primeira escola militar no Piauí e possui 14 salas de aula para atender a 500 alunos do ensino médio e 100 alunos do ensino profissionalizante. Ela funciona no novo regime desde agosto de 2015.
A diretora da unidade José Pereira da Silva, Capitã Ana Lúcia, conta que a adaptação para o novo regime vai ser feito calmamente com os alunos, uma vez que a escola já funcionava normalmente antes da adaptação para escola militar. A mudança definitiva terá seu inicio no segundo semestre. "Essa mudança não pode ser feita rapidamente, mas já tivemos várias reuniões e os professores e alunos estão bem animados. Tivemos uma boa recepção a essa mudança", afirma.
Na nova administração, os estudantes serão cobrados pelo cumprimento dos horários, realização das tarefas, pelo tratamento cordial e respeitoso aos professores, aos colegas, servidores e diretores, além da higiene e organização. Os professores serão civis e a base das disciplinas será adequada aos parâmetros curriculares adotados pelo Ministério da Educação. Porém, os alunos terão aulas voltadas para temas como cidadania e disciplina, por exemplo.