Ícone buscar

Seduc negocia no MEC mais cursos de mestrado profissional para professores

  • 03/12/2015

 

O governador Wellington Dias e a secretária da Educação (Seduc), Rejane Dias, apresentaram, nesta quarta-feira 902), em Brasília, ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Afonso Nobre, proposta de ampliação de cursos de mestrados profissionais no Estado para professores. O objetivo é aumentar as oportunidades para formação de professores da rede pública e servidores do Estado.

A Seduc propôs ampliar no Piauí a oferta dos oito mestrados profissionais ofertados pelo Ministério da Educação, como o ProFis (Física), Profmat (Matemática) e ProfLetras (Letras Português). Atualmente está em funcionamento no Estado apenas o curso de Letras, promovido pela Universidade Estadual (UESPI). Porém, a Seduc já negocia com instituições de ensino superior locais a oferta dos demais, para que os professores da rede estadual tenham mais oportunidades de acesso.

Novos Mestrados - Além dos mestrados do MEC, a Seduc também propôs a oferta de mostrados profissionais em Educação e Gestão Pública, em parceria com a Universidade Estadual. Na reunião, ficou acertado que a Capes vai encaminhar ao Estado um representante para elaborar os projetos de cada curso para posterior aprovação da entidade.

O mestrado profissional é voltado para atividades específicas, como a gestão de escolas. Os cursos dos programas do MEC poderão ser ofertados pelas universidades Federal, Estadual e IFPI. ?Trabalhamos para contribuir com a formação continuada dos professores e gestores da nossa rede de educação. Além disso, estamos buscando cumprir a meta do Plano Estadual de Educação, que estabelece percentuais de 30% de mestres e 20% de doutores entre nossos professores em um prazo de dez anos?, comentou a secretária da Educação, Rejane Dias.

A reunião também contou com a presença do secretário da Administração, Francisco José Silva; pró-reitor da UESPI, Geraldo Júnior; Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Carlos Alberto, e de diretores da Capes.

Outras Notícias

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia

Notícias
05/11/2025

Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana

Notícias
05/11/2025

Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa