A Unidade Escolar Prof. José Amável realizou nesta sexta-feira (20) a V edição da Feira do Conhecimento, cujo tema deste ano foi "A Região Nordeste". Ao longo do dia, 19 projetos estão sendo apresentados pelos alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio, em salas de aula e na quadra esportiva da escola.
Além de valer a 7° nota do ano, a feira tem a finalidade agregar conhecimento aos alunos de maneira diferenciada, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisas, proporcionando um contato direto entre os alunos com as temáticas propostas.
"Esse projeto é importantíssimo porque todo o conhecimento que é feito por meio de uma prática é muito mais rapidamente absorvido pelos alunos. No final, cada objeto de pesquisa de cada equipe fica gravado no espírito do estudante que o apresentou", garante o professor Marcelo Amorim.
A diretora da escola, Rosângela Mourão, conta que a feira é o momento mais esperado pelos alunos durante todo o ano letivo e que ela cria e fortalece o vínculo entre os indivíduos participantes. "Os nossos alunos têm duas semanas para se preparar e fazer as pesquisas. Eles adoram e colaboram bastante pois é um momento diferente que nossa escola tem".
As escolhas dos projetos são bastante diferenciadas, variam entre culinária, dados estatísticos, cordéis, religião e até o rock de origem nordestina. "Nós escolhemos falar do Raul Seixas porque ele nasceu na Bahia e ainda assim escolheu ir pelo caminho do Rock e conseguiu espalhar a sua música pelo país inteiro", contou o aluno Pedro Henrique.
Outros alunos optaram por falar de histórias como a de Lampião e Maria Bonita, como é o caso de Gabriel de Carvalho e Karla Patrícia. "Nós escolhemos esse tema porque os dois são ícones da nossa cultura nordestina, falar deles é muito gratificante e interessante, além de chamar atenção dos visitantes".