Ícone buscar

Comissão Estadual discute sobre a Base Nacional Comum Curricular

  • 19/11/2015


Em junho de 2015, o Ministério da Educação (MEC) iniciou a redação do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposta que estabelece o que seria de fato essencial na formação educacional a ser provida em todo o território nacional, em colaboração com membros das secretarias municipais e estaduais de educação, acadêmicos especialistas nas disciplinas e professores de educação básica.


Em seguida, no dia 25 de setembro, foi aberta a consulta pública para que professores, diretores, estudantes, família e sociedade em geral sinalizassem o que eles consideram imprescindível para a aprendizagem dos alunos. Nesta quinta-feira (19), em Teresina, foi realizada uma discussão a respeito da Base Nacional Comum, na Associação Piauiense de Municípios (APPM).


"Os estados têm a função de criar uma comissão para discutir, mobilizar e entregar os documentos sistematizados que são frutos dessas discussões e agora nós estamos definindo o calendário de ações para a Base Nacional Curricular do Piauí", conta Risalva Cardoso, técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e integrante da comissão estadual.


A reunião contou com a presença de representantes das entidades educacionais, da comissão estadual e de um representante do MEC. Foram discutidas novas abordagens interdisciplinares da compreensão de conteúdos, o que de fato é necessário o aluno saber em matemática, linguagens, ciências da natureza e humanas, mudanças na formação dos professores e a reestruturação do material didático.


Dos conteúdos da Educação Básica vistos em sala de aula, 60% serão os decididos como  em nível nacional e os 40% restantes serão determinados regionalmente, considerando as escolhas de cada sistema educacional, a partir das reuniões realizadas entre a comissão, as entidades, diretores e a comunidade em geral.

Uma vez que todos os Estados são ouvidos e realizam os mesmos procedimentos, o processo ocorre por etapas. A partir do resultado da consulta pública popular e da reunião realizada, serão feitas discussões com os gerentes regionais, diretores de escolas e alunos, por meio de seminários. Logo em seguida, haverá uma reunião com especialistas das áreas de Humanas, Exatas e Natureza, quando será feito o condensamento dos conteúdos para, então, estabelecer-se o Currículo Nacional Comum em todo o País.

Outras Notícias

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia

Notícias
05/11/2025

Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana

Notícias
05/11/2025

Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa