Ícone buscar

Centro de Ensino Profissional de Parnaíba adota a robótica como ação pedagógica

  • 12/11/2015



Um grupo de alunos do Centro Estadual de Ensino Profissional (Ceep) Liceu Parnaibano, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está estudando Física de uma maneira diferente, utilizando a robótica.

Através deste projeto, os alunos do curso de Física acompanham e auxiliam professores no desempenho das tarefas em sala de aula, tornando-se capazes de contextualizar o conteúdo estudado, colocando em prática o que foi trabalhado nas disciplinas de Matemática, Física e Programação de Computadores.
 
A dificuldade em Matemática, relatada pela maioria dos alunos do Liceu Parnaibano que participam do projeto, tem sido trabalhada utilizando a plataforma Khan Academy (pt.khanacademy.org), que é totalmente gratuita. Através desta ferramenta é possível acompanhar detalhes como o tempo que cada aluno estuda e em que assuntos de matemática ele teve dificuldade e precisa de maior apoio. As horas de estudo dos alunos, bem como as atividades em Laboratório são utilizadas para avaliá-los.

O Grupo de Estudo de Robótica Básica (Gerb) foi idealizado pelos alunos do curso de Física do Instituto Federal do Piauí (Ifpi) de Parnaíba, Alberto Senna Dias Neto e Rafael Magalhães dos Santos, ambos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), coordenados pelo Professor Itamar Júnior.

Para participar do grupo basta que o aluno dedique-se às atividades escolares. O projeto não se destina somente aos melhores alunos. A partir do momento em que o aluno do ensino médio entra no grupo, ele passa a ser acompanhado e avaliado constantemente para que as várias lacunas e falhas na formação em Matemática e Física sejam sanadas.

De acordo com o diretor do Ceep Liceu Parnaibano, professor Fernando Lima, além da melhora no desempenho escolar (Enem), o projeto tem como objetivo incentivar os alunos do ensino médio a participarem de Olimpíadas Científicas tais como a Olimpíada Brasileira de Física (OBF e OBFEP), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O projeto conta com a colaboração e apoio da direção e coordenação do Liceu Parnaibano, respectivamente representadas pelos professores Fernando Lima e Cristiano Pessoa.  Destacando-se a participação dos professores Jefferson Jardem e Francisco Coelho que trabalham no treinamento em Programação de Computadores, tanto para os alunos do Ceep Liceu Parnaibano quanto para alunos de Física do Pibid, que estão no momento se capacitando para auxiliar no projeto de modo a ampliá-lo.

Outras Notícias

Notícias
03/07/2025

Estudantes Seduc levam soluções tecnológicas para feira NEON 2025

Notícias
03/07/2025

Clube de Leitura do CETI Zulmira Xavier transforma Escola em palco de arte, poesia e história

Notícias
03/07/2025

Estudantes Seduc são premiados na 10ª Expoceti, em Pernambuco, com projeto de IA voltado à Educação

Notícias
03/07/2025

Estudantes da rede estadual conquistam Prêmio de Educação Fiscal 2025 e mostram como a escola transforma realidades

Notícias
02/07/2025

Seduc cria Laboratório de Dados e coloca o Piauí na vanguarda da educação baseada em dados e evidências

Notícias
02/07/2025

Turismo Escolar: Seduc e Setur expandem projeto e levam 1.500 estudantes a vivências que conectam educação, identidade e território piauiense