Professores do Projovem Urbano terão 13o e férias
11/11/2015
Vinculado ao Ministério da Educação e executado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Projovem Urbano é um programa do Governo Federal, que visa à formação integral dos jovens entre 18 e 29 anos, com oferta de escolarização em nível de ensino fundamental, na modalidade EJA. Os professores do programa terão direito a 13º salário e férias em 2015.
O Programa movimenta a economia do município onde contém o núcleo, proporcionando uma renda mensal em torno de R$ 37.150,00, além de outros benefícios. Conta com um quadro de pessoal composto por 464 profissionais e desde o ano de 2012 estes profissionais não tiveram qualquer aumento ou reajuste salarial.
De acordo com a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, para esta edição do Projovem Urbano, executada no corrente ano, já foi designado o pagamento, antes do Natal, do 13º salário aos profissionais que atuam no Programa. "Também já estabeleci que seja computado o tempo de serviço dos respectivos profissionais para que sejam calculadas as férias proporcionalmente", disse a secretária.
Buscando a reinserção dos jovens na escola e no mundo do trabalho, bem como no desenvolvimento de experiências de Participação Cidadã, o programa no Piauí tem como meta estipulada o atendimento de 8.000 (oito mil) alunos. Atualmente, 7.639 jovens são atendidos em 40 municípios piauienses, situados de Norte a Sul (desde Luís Correia a Cristalândia) e de Leste a Oeste (desde Pio IX a Uruçuí). Os alunos já estão recebendo o auxílio financeiro de R$ 100,00 (cem reais) mensais condicionados a 75% da frequência e à realização de trabalhos pedagógicos.
"Estamos trabalhando incansavelmente para elevar o nível de execução deste Programa em nosso Estado. Conto com uma equipe de alto nível de profissionalismo e dedicação que faz a Educação acontecer. E o Piauí amplia suas dimensões quando abraça um programa como esse", comenta Rejane Dias.
Qualificação Profissional
Além das áreas de Formação Básica, o Projovem Urbano oferece Qualificação Profissional inicial e Participação Cidadã. A Qualificação Profissional (QP) oferece ao jovem uma formação inicial capaz de desenvolver suas aptidões profissionais proporcionando-lhes novas oportunidades e escolhas no mundo do trabalho. No Estado do Piauí esta área é desenvolvida por meio dos seguintes arcos ocupacionais: Alimentação, Administração, Saúde, Telemática, Turismo e Hospitalidade. A Participação Cidadã (PC) é uma dimensão essencial do currículo integrado em que os jovens aprendem levados a compreender a importância e eficácia do trabalho coletivo e solidário e tudo que isso pode representar em termos de aprendizado e desenvolvimento de competências e habilidades, visando à participação social e ao exercício da cidadania.
Aos municípios que tiverem interesse na próxima edição, devem procurar a Coordenação Geral do Projovem Urbano na SEDUC-PI. Os critérios básicos para inclusão do município é a apresentação de uma demanda com um número de 200 alunos na faixa etária entre 18 a 29, que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o Ensino Fundamental.