Seduc mantém parceria com Fundação da Paz
11/11/2015
A expansão do ensino da rede pública vem acontecendo de forma acelerada no Piauí. De norte a sul, a Educação está cada vez mais ao alcance de todos. Ofertar ensino de qualidade em todo o Estado e para todos é o objetivo principal do Governo Estadual. Pensando assim, a secretária de Educação, Rejane Dias, recebeu no início da semana integrantes da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz e garantiu que a parceria com a instituição será mantida.
"Esse é, sem dúvida, mais um grande passo para ampliação do acesso ao ensino de qualidade no Piauí. É um compromisso do Governo do Estado dar a oportunidade para que nossos jovens e adultos tenham acesso a um futuro melhor através da educação. A Fazenda da Paz merece e estamos aqui para fazer que isso aconteça", destacou a secretária.
Participaram também da reunião o superintendente de gestão, Helder Jacobina; diretor da Unidade de Educação e Canal Educação, Ellen Gera; diretor administrativo da Seduc, major Ronald de Moura; diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), Adriana Moura; dentre outros.
A primeira pauta a ser discutida foi a questão da Certificação dos concludentes do curso de Educação à Distancia de Administração de Empresas, que foi realizado na gestão passada em parceria com a Seduc o Instituto Federal do Paraná.
"Nesse primeiro momento vamos fazer a regularização da situação dos alunos para que sejam entregues o mais rápido possível os certificados. A previsão é que até a primeira quinzena de dezembro acontece a solenidade de entrega dos certificados", explicou Adriana Moura.
Durante a reunião ficou acertado que nos próximos dias a Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Sistema S ofertará cerca de 20 vagas para operador de computação na modalidade FIC, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Este programa é uma iniciativa do Governo Federal que prevê a oferta gratuita de cursos de qualificação profissional, com o intuito de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
Ainda no encontro também foi definido que os alunos da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz serão atendidos pelo Programa Canal Educação. São videoaulas que buscam preparar melhor os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa já atua em mais de 400 pontos de recepção em todo o Estado. "Agora vamos só definir a oferta e fazer uma vistoria. A ideia é atender também não só dependentes, mas toda comunidade vizinha", declarou Ellen Gera.
Na oportunidade o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, apresentou projeto "Testemunho Vivo", que tem como objetivo atuar na prevenção ao uso de drogas nas escolas. O Protejo busca utilizar os dependentes químicos da Fazenda da Paz, que estão em reabilitação, para que sejam criadas campanhas publicitárias no intuito de levar histórias reais sobre o tema até os estudantes.
"Queremos impactar, mostrar o testemunho de pessoas que passaram por situações difíceis com as drogas, atrelando sua recuperação à educação, pois lá na Comunidade Terapêutica eles assistem aulas normais. Vamos mostrar como o ensino ajuda essas pessoas a superarem isso", explica Célio.