Governador Wellington Dias e Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, inauguraram, na manhã dessa terça (10), a reforma e ampliação da Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, no bairro Buenos Aires.
A escola que atende a 710 alunos, matriculados nos três turnos, no Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (Eja) teve reformados os banheiros, sala dos professores, salas de aula e refeitório. A biblioteca foi ampliada e o auditório com capacidade para 120 pessoas foi construído, possibilitando à gestão da unidade realizar atividades de teatro e capacitação aos professores, além de cursos complementares a grade curricular dos alunos.
Na obra de reforma e ampliação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu cerca de R$ 1,5 milhão através de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) e a previsão é que a escola receba mais investimentos. "Estamos inaugurando esta obra de reforma e ampliação ofertando um espaço escolar mais adequado aos alunos. E ainda temos a meta de climatizar todas as salas de aula. Já iniciamos o processo licitatório e no início do próximo ano a escola deverá ser climatizada", disse Rejane Dias, Secretária de Estado da Educação.
Durante a solenidade, o governador assinou a autorização para a climatização das salas de aula, a construção da quadra poliesportiva e dos laboratórios de ciências e informática e a implantação do Ponto de Cultura, que funcionará através de parceria da Seduc com a Fundação Cultural do Piauí. "Estamos autorizando algo que tornará essa escola pioneira na área cultural. Através do projeto Ponto de Cultura a escola entrará na rede da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), o que vai possibilitar que a escola receba filmes para uma programação mensal de cinema para a comunidade. E além do cinema virão equipamentos para ofertar qualificação na área e uma rádio", destacou o governador Wellington Dias.
A Unidade Escolar Cristino Castelo Branco trabalha com o ensino regular e Eja e através do programa Mais Educação, que funciona no contra turno, atende a 180 alunos (do 5º ao 9º ano), com oficinas de capoeira, karatê, dança, reforço de português e matemática e oficina de banda. Com média de 3,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ? Ideb, a meta da Seduc é que a escola atinja nota acima de 4 até o ano de 2017.
Segundo a Secretária de Estado da Educação as escolas da rede estadual têm apresentado índices de desenvolvimento educacionais animadores, mas o plano é fazer com que todas evoluam e atinjam o mesmo patamar de qualidade. "Hoje a Seduc possui 151 escolas bem avaliadas no Ideb e trabalha com a meta de fazer com que todas as unidade de ensino entrem nesse rol", afirmou Rejane Dias.