Ícone buscar

Escola promove integração entre alunos através da educação especial

  • 10/11/2015

A educação especial tem papel importante na promoção da sociabilização do deficiente auditivo na sociedade. E para ver este trabalho de perto, nesta segunda-feira (9), a secretária de Estado de Educação, Rejane Dias visitou a Unidade Escolar Matias Olímpio, localizada no bairro Porenquanto, zona norte de Teresina.

Com mais de 300 alunos do ensino médio, a escola oferece educação inclusiva à pessoas com deficiência auditiva por meio da integração com alunos do ensino regular. Essa integração é permitida por meio dos 16 interpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) que passaram por processo seletivo e hoje acompanham os mais de 50 alunos surdos matriculados na unidade de ensino.



Durante a visita os alunos conversaram com a secretária relatando a experiência da aprendizagem junto aos alunos surdos e como funciona essa integração.

"É uma experiência muito interessante, pois há uma inclusão entre os alunos normais com os alunos que tem essa deficiência. Já iniciamos garantindo interprete em Libras e cursos para os professores com a formação necessária para lidar com esses adolescentes que têm uma especificidade diferenciada", declarou a secretária Rejane Dias.

A equipe da Seduc já realizou encaminhamento para a melhoria da infraestrutura da escola por meio do programa de apoio financeiro à execução das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR). "Iremos melhorar a infraestrutura da escola como a quadra que necessita de cobertura, a climatização e a construção do refeitório. Todo o nosso compromisso é resolver esses problemas para que eles tenham toda a condição para aprender e terem uma educação de qualidade", explicou.



Com a ajuda da interprete Alessandra Carvalho, o estudante Françoan Rodrigues, que ajuda os colegas de classe no ensino de matemática relata sua experiência de estudar numa turma de ensino regular. "Eu gosto desta integração, pois não ficamos só entre nós (surdos) e com a ajuda dos professores podemos interagir mais, compartilhar ideias", disse.

Cursos para a comunidade



A escola oferece ainda o ensino da Linguagem de Sinais (Libras) para turmas abertas à comunidade. Durante o período letivo são formadas quatro turmas com o ensino para formação aos ouvintes e para surdos.

Com o programa Mais Educação, a escola oferece ainda aos estudantes reforço das disciplinas de matemática e português, aulas de dança e prática de esportes como capoeira e Karatê. Através do regime de escola aberta são oferecidos aos sábados oficinas de corte e costura, manicure, informática básica, jiu-jitsu e tênis de mesa.

Outras Notícias

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia

Notícias
05/11/2025

Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana

Notícias
05/11/2025

Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa