A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Movimento pela Base Nacional Comum lança campanha e convoca professores
06/11/2015
No dia 16 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) lançou a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular e, até 15 de dezembro, irá receber sugestões de cidadãos, escolas e instituições interessados em contribuir na redação do texto, que é um marco importante rumo à garantia de uma educação que ofereça oportunidades iguais para todos os alunos do Brasil.
Para incentivar a participação de professores, profissionais fundamentais no sistema educacional, o Movimento Pela Base Nacional Comum lança hoje uma campanha com conteúdo e informações especialmente para esse público. A consulta pública está aberta no Portal da Base Nacional Comum do MEC para pessoas físicas, escolas e instituições que queiram colaborar.
A Base Nacional Comum Curricular faz parte das metas definidas pelo Plano Nacional de Educação e deve determinar os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, em cada ano da Educação Básica. Será obrigatória para todas as escolas do Brasil.
Formado por um grupo plural de pessoas e organizações com longo histórico de atuação na área da Educação, O Movimento Pela Base Nacional Comum Curricular se reúne desde 2013. Os participantes da iniciativa buscam facilitar e acelerar o processo de construção da Base, apoiando e disseminando pesquisas que alimentem o debate e mobilizando gestores, acadêmicos, pesquisadores, professores, líderes da sociedade civil organizada em torno da causa.
Na pesquisa Conselho de Classe, que ouviu professores do Brasil inteiro, 70% afirmaram concordar com a ideia de que, se todas as escolas do país tivessem uma base comum, as desigualdades educacionais diminuiriam. Além disso, com a Base, pais e responsáveis terão acesso, de forma transparente, aos conhecimentos e habilidades que os alunos deverão saber ao final de cada ano letivo.
Para saber mais e fazer sua sugestão para a Base Nacional Curricular Comum, acesse a página da BNCC.
Outras Notícias
Notícias
06/11/2025
Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí
Notícias
06/11/2025
Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas
Notícias
06/11/2025
Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025
Notícias
05/11/2025
Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia
Notícias
05/11/2025
Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana
Notícias
05/11/2025
Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.