A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniram com os Gerentes Regionais, no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), para estabelecer metas e apresentar novos projetos que devem ser implantados a partir do ano letivo de 2016.
O carro chefe das ações será o novo sistema de escolha dos diretores das escolas. Em parceria com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe), a Seduc vai criar um banco de dados com os professores que poderão assumir a gestão das unidades de ensino da rede estadual. "Os professores que tiverem interesse em se tornarem gestores escolares deverão passar por uma avaliação escrita. Os aprovados receberão capacitação em Gestão e, na última etapa, os professores que desejarem e que não estejam ocupando cargos de diretores, poderão se candidatar à direção das escolas", disse a diretora da Unidade de Gestão e Aprendizagem, Ana Rejane.
Para a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, modificar o sistema de gestão das escolas é essencial para melhorar os indicadores. "Atualmente, o Piauí ocupa a 18ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e nossa meta é dar um salto para o 12º lugar. Para isso precisamos ter gestores focados na melhoria da qualidade de ensino. E para estimular os profissionais, diretores e professores, estamos desenvolvendo o plano de bonificação como forma de premiar as escolas que se destacarem", ressaltou a secretária.
Aliado ao novo processo de escolha dos diretores, a Seduc vai implantar o Sistema de Lotação, que deve ser entregue no mês de dezembro, e vai facilitar o diagnóstico das necessidades de cada escola.
O salto de qualidade no ensino será dado através do trabalho compartilhado entre todas as gerências e unidades da Seduc. Pensando nisso, a secretária determinou a ampliação do Canal Educação - Mediação Tecnológica que, além de oferecer as revisões para o Enem, passará a transmitir reforços de matemática e português e, ainda, contribuir na formação dos professores em parceria com o Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação - IEAF.
"O plano de trabalho que construímos está focado na elevação dos indicadores. Se conseguirmos atingir os nossos objetivos, até 2017 estaremos mais bem posicionados no Ideb, o que é excelente por medir a qualidade do ensino na educação básica. Mas, ainda assim, precisamos avaliar os alunos matriculados no ensino médio, e por isso vamos melhorar o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) e expandí-lo para todo o ensino médio", destacou a secretária Rejane Dias.
Outras Notícias
Notícias
23/08/2025
Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.