Ícone buscar

Seduc planeja ações para 2016

  • 04/11/2015


Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniram com os Gerentes Regionais, no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), para estabelecer metas e apresentar novos projetos que devem ser implantados a partir do ano letivo de 2016.


O carro chefe das ações será o novo sistema de escolha dos diretores das escolas. Em parceria com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe), a Seduc vai criar um banco de dados com os professores que poderão assumir a gestão das unidades de ensino da rede estadual. "Os professores que tiverem interesse em se tornarem gestores escolares deverão passar por uma avaliação escrita. Os aprovados receberão capacitação em Gestão e, na última etapa, os professores que desejarem e que não estejam ocupando cargos de diretores, poderão se candidatar à direção das escolas", disse a diretora da Unidade de Gestão e Aprendizagem, Ana Rejane.



Para a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, modificar o sistema de gestão das escolas é essencial para melhorar os indicadores. "Atualmente, o Piauí ocupa a 18ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e nossa meta é dar um salto para o 12º lugar. Para isso precisamos ter gestores focados na melhoria da qualidade de ensino. E para estimular os profissionais, diretores e professores, estamos desenvolvendo o plano de bonificação como forma de premiar as escolas que se destacarem", ressaltou a secretária.



Aliado ao novo processo de escolha dos diretores, a Seduc vai implantar o Sistema de Lotação, que deve ser entregue no mês de dezembro, e vai facilitar o diagnóstico das necessidades de cada escola.

O salto de qualidade no ensino será dado através do trabalho compartilhado entre todas as gerências e unidades da Seduc. Pensando nisso, a secretária determinou a ampliação do Canal Educação - Mediação Tecnológica que, além de oferecer as revisões para o Enem, passará a transmitir reforços de matemática e português e, ainda, contribuir na formação dos professores em parceria com o Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação - IEAF.



"O plano de trabalho que construímos está focado na elevação dos indicadores. Se conseguirmos atingir os nossos objetivos, até 2017 estaremos mais bem posicionados no Ideb, o que é excelente por medir a qualidade do ensino na educação básica. Mas, ainda assim, precisamos avaliar os alunos matriculados no ensino médio, e por isso vamos melhorar o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) e expandí-lo para todo o ensino médio", destacou a secretária Rejane Dias.



Outras Notícias

Notícias
04/07/2025

De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília

Notícias
04/07/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo

Notícias
04/07/2025

Turismo Escolar: em Oeiras, Estudantes Seduc do CETI Cônego Cardoso exploram sítios históricos da primeira capital piauiense

Notícias
03/07/2025

Estudantes Seduc levam soluções tecnológicas para feira NEON 2025

Notícias
03/07/2025

Clube de Leitura do CETI Zulmira Xavier transforma Escola em palco de arte, poesia e história

Notícias
03/07/2025

Estudantes Seduc são premiados na 10ª Expoceti, em Pernambuco, com projeto de IA voltado à Educação