Conferencistas do Triângulo Mineiro e da PUC destacam relevância do Simpósio
03/11/2015
O professor Dr. Wagner Wey Moreira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, participou do I Simpósio da Educação Básica do Piauí, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de outubro.
Em sua conferência sobre as "Reflexões sobre a prática pedagógica na educação básica", ele destacou entre os principais desafios o aperfeiçoamento da formação docente; a necessidade do envolvimento das instituições que também tem papel na formação do cidadão além da escola como família, igreja, instituições filantrópicas; a superação de preconceitos de gênero, de raça e de qualquer espécie e a necessidade de uma mudança de atitude do professor em sua prática.
"O problema da educação hoje é que temos conhecimento demais e sabedoria de menos. Isso significa que o professor não experimenta aquilo que propõe. E se nem eu experimento, enquanto professor, como meus alunos experimentarão aquilo? Que gosto terá para eles se não tiverem esse conhecimento incorporado?", questionou Dr. Wagner Wey, fazendo uma analogia entre o enorme abismo que existe "entre experimentar na prática o morango e conhecê-lo apenas na teoria".
O conferencista defende que a formação de professores precisa colocar os alunos em contato com a realidade de forma mais incisiva. "Acredito que já no primeiro semestre do curso os alunos deveriam vivenciar um estágio para conhecer a realidade", afirmou.
Sobre a formação com foco nas competências da aprendizagem, tão defendida por muitos, o professor destacou que é preciso abandonar a autovalorização das questões ideológicas, mas sem deixar de conhecê-las. "Jamais uma proposta neoliberal será mais importante para a educação humana, do que uma proposta que se preocupe com o ser humano enquanto ser humano e não quanto à produção que ele possa fazer" explicou.
De acordo com Wagner Wey, não se pode ter uma perspectiva ingênua de que vamos mudar a sociedade apenas na perspectiva ideológica. "Isso não é possível. O problema não é de processos pedagógicos, precisamos mudar as nossas atitudes. Mudando a atitude, os outros processos se adequam à nova atitude. Quando se fala de atitude estamos abrangendo mais que conhecimento. Trabalhando a possibilidade desse conhecimento ser transformado em sabedoria e ser experimentado na educação", disse.
Avaliando o Simpósio, ele frisou que todas as iniciativas dessa natureza, simpósios, congressos ou feiras do conhecimento que visam congregar as pessoas para refletir sobre seu trabalho, são fundamentais para melhoria da educação. "E aqui isso está acontecendo", destacou.
O conferencista da abertura do Simpósio, Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, da USP, que tratou sobre "A formação continuada do professor: entraves e perspectivas", e acompanhou os quatro dias de Simpósio, destacou a importância da iniciativa. "O Simpósio representa um momento de múltiplos encontros entre os professores no sentido de dialogar não somente seus problemas, mas também das politicas que têm sido implementadas pela educação", explica.
Diretora do Antonino Freire anuncia Feira do Conhecimento daqui a um ano
Após a conferência de encerramento, a diretora geral do Centro de Formação agradeceu o empenho da equipe para que o Simpósio fosse realizado e anunciou que daqui a um ano será realizada a Feira do Conhecimento, que terá como público-alvo as escolas, enquanto o Simpósio vai acontecer a cada três anos, tendo como público-alvo os professores. Serão eventos intercalados que se complementarão, visando melhorar a qualidade da educação. Balanço do Simpósio
Lançamento de três livros, realização de 20 minicursos, 45 apresentações orais, 12 apresentações de pôsteres, conferências, várias rodas de conversa, palestras, peças teatrais, coral, shows e apresentações culturais, além da experiência que cada congressista incorporou à sua prática pedagógica, profissional e humana.
Outras Notícias
Notícias
04/07/2025
De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília
Notícias
04/07/2025
Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo
Notícias
04/07/2025
Turismo Escolar: em Oeiras, Estudantes Seduc do CETI Cônego Cardoso exploram sítios históricos da primeira capital piauiense
Notícias
03/07/2025
Estudantes Seduc levam soluções tecnológicas para feira NEON 2025
Notícias
03/07/2025
Clube de Leitura do CETI Zulmira Xavier transforma Escola em palco de arte, poesia e história
Notícias
03/07/2025
Estudantes Seduc são premiados na 10ª Expoceti, em Pernambuco, com projeto de IA voltado à Educação
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.