A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Conferencistas do Triângulo Mineiro e da PUC destacam relevância do Simpósio
03/11/2015
O professor Dr. Wagner Wey Moreira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, participou do I Simpósio da Educação Básica do Piauí, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de outubro.
Em sua conferência sobre as "Reflexões sobre a prática pedagógica na educação básica", ele destacou entre os principais desafios o aperfeiçoamento da formação docente; a necessidade do envolvimento das instituições que também tem papel na formação do cidadão além da escola como família, igreja, instituições filantrópicas; a superação de preconceitos de gênero, de raça e de qualquer espécie e a necessidade de uma mudança de atitude do professor em sua prática.
"O problema da educação hoje é que temos conhecimento demais e sabedoria de menos. Isso significa que o professor não experimenta aquilo que propõe. E se nem eu experimento, enquanto professor, como meus alunos experimentarão aquilo? Que gosto terá para eles se não tiverem esse conhecimento incorporado?", questionou Dr. Wagner Wey, fazendo uma analogia entre o enorme abismo que existe "entre experimentar na prática o morango e conhecê-lo apenas na teoria".
O conferencista defende que a formação de professores precisa colocar os alunos em contato com a realidade de forma mais incisiva. "Acredito que já no primeiro semestre do curso os alunos deveriam vivenciar um estágio para conhecer a realidade", afirmou.
Sobre a formação com foco nas competências da aprendizagem, tão defendida por muitos, o professor destacou que é preciso abandonar a autovalorização das questões ideológicas, mas sem deixar de conhecê-las. "Jamais uma proposta neoliberal será mais importante para a educação humana, do que uma proposta que se preocupe com o ser humano enquanto ser humano e não quanto à produção que ele possa fazer" explicou.
De acordo com Wagner Wey, não se pode ter uma perspectiva ingênua de que vamos mudar a sociedade apenas na perspectiva ideológica. "Isso não é possível. O problema não é de processos pedagógicos, precisamos mudar as nossas atitudes. Mudando a atitude, os outros processos se adequam à nova atitude. Quando se fala de atitude estamos abrangendo mais que conhecimento. Trabalhando a possibilidade desse conhecimento ser transformado em sabedoria e ser experimentado na educação", disse.
Avaliando o Simpósio, ele frisou que todas as iniciativas dessa natureza, simpósios, congressos ou feiras do conhecimento que visam congregar as pessoas para refletir sobre seu trabalho, são fundamentais para melhoria da educação. "E aqui isso está acontecendo", destacou.
O conferencista da abertura do Simpósio, Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, da USP, que tratou sobre "A formação continuada do professor: entraves e perspectivas", e acompanhou os quatro dias de Simpósio, destacou a importância da iniciativa. "O Simpósio representa um momento de múltiplos encontros entre os professores no sentido de dialogar não somente seus problemas, mas também das politicas que têm sido implementadas pela educação", explica.
Diretora do Antonino Freire anuncia Feira do Conhecimento daqui a um ano
Após a conferência de encerramento, a diretora geral do Centro de Formação agradeceu o empenho da equipe para que o Simpósio fosse realizado e anunciou que daqui a um ano será realizada a Feira do Conhecimento, que terá como público-alvo as escolas, enquanto o Simpósio vai acontecer a cada três anos, tendo como público-alvo os professores. Serão eventos intercalados que se complementarão, visando melhorar a qualidade da educação. Balanço do Simpósio
Lançamento de três livros, realização de 20 minicursos, 45 apresentações orais, 12 apresentações de pôsteres, conferências, várias rodas de conversa, palestras, peças teatrais, coral, shows e apresentações culturais, além da experiência que cada congressista incorporou à sua prática pedagógica, profissional e humana.
Outras Notícias
Notícias
23/08/2025
Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.