Simpósio destaca interdisciplinaridade de projetos educacionais
30/10/2015
Temas como o a Preservação dos Recursos Hídricos, Novo Código Florestal e a Pedagogia da Alternância foram alguns dos destaques durante o terceiro dia do I Simpósio da Educação Básica do Piauí que reuniu pesquisadores de instituições como UFPI, UESPI, IFPI, ONGs, dentre outras ligadas a educação.
O combate ao desperdício de água e uso o consciente dos recursos hídricos foi um dos temas em destaque dentre os trabalhos apresentados durante o Simpósio, reforçando a ideia de estreitar os laços entre teoria e prática na rede pública estadual de educação. O terceiro dia do Simpósio, que acontece no Centro de Formação Antonino Freire e terminou nesta sexta-feira (30), foi marcado pelo relato de experiências exitosas voltadas para melhoria da educação.
O professor Lívio Mendes e sua equipe, do Centro de Educação em Tempo Integral Maria Antonieta, do município de Valença, apresentou os resultados de um projeto que tem como proposta conscientizar a comunidade escolar e a sociedade valenciana para o uso consciente da água. "Em Valença o desperdício de água era muito grande. Eles não tinham consciência da dimensão do problema. E esse projeto trabalhou a conscientização do aluno e da sociedade para conservação de nossos recursos hídricos", explicou o professor.
A professora Clenia Maria Alves, da 18ª GRE do município de Beneditinos, apresentou os resultados de um trabalho que trouxe como tema o Novo Código Florestal. "Nossa proposta era inovar e escolhemos a charge porque trabalha com humor. Os alunos que eram muito tímidos no início e graças ao projeto eles conseguiram desenvolver bem a oralidade e a comunicação melhorando o aprendizado", explica a professora do Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI.
Simpósio supera expectativas dos expositores
De acordo com a professora Vânia Silva, as expectativas da equipe dela em relação ao Simpósio foram superadas. "Para mim é uma nova experiência que vai agregar a nossa equipe que trabalha com a Pedagogia da Alternância e engrandecer a nossa escola, a nossa equipe e a comunidade", relata.
Para os professores a aplicação dos projetos também superaram as expectativas. É o caso dos professores Raul Mendes e Renata Ferreira Mendes, da Companhia Nacional de Escolas da Comunidade, que apresentaram os resultados de um trabalho que buscou o melhoramento do aprendizado compartilhado do aluno. "Nessa proposta o monitor ajuda os alunos que têm dificuldade em determinada matéria e ambos ganham com isso a cada trimestre um percentual na média da matéria estudada?. ?A maior relevância é a ocupação do contra turno desse aluna de forma produtiva", explica Raul.
Para o professor José de Oliveira, da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), o simpósio representa uma oportunidade de sair do ambiente escolar e de mostrar as experiências e as vivências dos alunos além dos muros da escola. "A comunidade só tem a ganhar com a iniciativa", destacou.
Projeto Farinhada e as alternativas para conviver com o semiárido foram destaque
Durante o simpósio, a professora Francimar Coelho de Resende apresentou os resultados do Projeto Farinhada desenvolvido na região de Soinho, zona rural de Teresina. "Nós percebemos que a comunidade tem uma grande potencial na produção da mandioca e da farinhada e nossa proposta foi mostrar aplicar a interdisciplinaridade, envolvendo a comunidade", disse.
Já o professor José Vieira Neves, do município de Colônia do Piauí, apresentou os resultados de um trabalho da especialização da educação contextualizada com as alternativas de convivência com o semiárido. As crianças da escola onde ele trabalha vivenciaram a construção de uma horta na escola em que o que foi colhido foi utilizado na merenda escolar. Hoje a iniciativa serve de melhoria e geração de renda para as famílias dessas crianças.
O simpósio também teve espaço para acadêmicos da UFPI. uma equipe formada por Vivian Reis, Luis Carlos Brito Junior e Carla Lorena Costa, do curso de sociologia da UFPI, apresentaram um projeto que visa despertar o senso crítico nos alunos por meio da dramatização. "Os resultados foram satisfatórios porque os alunos começaram a perceber o tema de forma crítica e reflexiva. Eles se posicionaram, exerceram a oralidade, o poder de síntese e esquematizaram ideias relacionadas ao tema" , destacou Luis Carlos Brito Junior.