Ícone buscar

Estudantes da rede pública estadual participam de projeto de cidadania

  • 29/10/2015


Estudantes de escolas públicas estaduais participaram, na tarde de quinta-feira (29) no Theatro 04 de Setembro, do projeto "Justiça Eleitoral e Cidadania", realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE, numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Estadual de Cultura,  além de outras entidades.


O evento é uma iniciativa do Projeto Tribunal Cidadão e da Ação Justiça Eleitoral e Cidadania - AJE, com objetivo de levar ações educacionais e recreativas para a formação cívica do jovem cidadão e para a conscientização crítica do eleitor. O projeto utiliza apresentações, atrações educativas por meio de palestras e arte, Música, Teatro, Videoclipes e distribuição de brindes.

Cerca de 350 alunos do ensino médio, dos colégios Raldir Cavalcante, Pedro Conde e Escola Militar participaram do encontro.


"Esta ação se deu após assinatura do termo de cooperação técnica entre o TRE-PI, a Seduc e outras instituições públicas e privadas que visam a implantação dos programas Talento Jovem Eleitor, AJE.Esporte, e AJE  Revista nas escolas públicas e particulares do ensino médio na Capital e do interior do Estado", disse a coordenadora da AJE Esther Castelo Branco. Ela acrescenta ainda que com o projeto os estudantes terão mais noções de cidadania, respeito, violência contra mulher, além disso ele objetiva minimizar os conflitos na escola.


Idealizado pelo Des. Edvaldo Pereira de Moura, presidente do TRE-PI,  o projeto pretende chegar ao maior número de pessoas, seja de associações, agremiações, ensino privado e a rede municipal e estadual de ensino para assim formar uma nova consciência política em torno do conceito de democracia, notadamente aos jovens estudantes, com o escopo de estimular o debate público acerca de noções de cidadania, no sentido mais amplo do termo. 


Para as alunas da Unidade Escolar Nunes Rebelo, Maxwely Castro e Maria Clara do 3º ano, esta é uma oportunidade para elas entenderem mais sobre política. "Com essas orientações de cidadania podemos conhecer mais as questões sociais que envolvem nossa comunidade", disse Maxwuely. Já Clara fala que o assunto inicialmente não era muito interessante. "Muitas vezes não nos interessamos por estas questões por acharmos chato e até desnecessário, mas aqui percebemos a sua importância", comenta.


Essa formação democrática perpassa desde o combate às drogas e à violência, o respeito ao meio ambiente e sua sustentabilidade, o respeito às minorias, a prática desportiva aliada a identidade cultural, a emancipação social pela cultura, literatura, arte e sobretudo a prestação do serviço público eficiente como acesso à justiça. 

Outras Notícias

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

Notícias
16/05/2025

Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação

Notícias
16/05/2025

Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula

Notícias
15/05/2025

Estudantes Seduc levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em ação criativa de preparação para o Enem e Saeb

Notícias
15/05/2025

Pré-Enem Seduc Mais Pré-Saeb leva revisão interativa a Oeiras e Valença para mais de 1.600 estudantes