Lançamento de livros e minicursos marcam segundo dia Simpósio
29/10/2015
O lançamento de livros e a realização de 20 minicursos marcaram o segundo dia do I Simpósio Estadual da Educação Básica do Piauí na noite desta terça-feira (28), que está acontecendo no Centro de Formação Antonino Freire. A primeira obra lançada na noite foi o livro de crônicas da professora Maria das Graças Tarjino, que tem como título "Ideais em Retalhos - sem rodeio nem atalho", a segunda obra "Direitos Humanos e Educação" é de autoria do professor Raimundo Ronaldo Sousa e o terceiro livro é de literatura denominado "Reescritura Epistolar", escrito pela professora Eliana Pereira de Carvalho.

Além do lançamento de livros, palestras e debates, o segundo dia do Simpósio Estadual da Educação foi marcado pela realização de 20 minicursos sobre temas que abordaram como a língua brasileira de sinais (LIBRAS), a formação do professor de matemática, os direitos humanos no espaço escolar, a gestão escolar e planejamento estratégico dentre outros de grande relevância para a rede pública estadual de ensino.
A iniciativa favorece a formação e qualificação a troca de experiências e a atualização profissional. Para a professora Maria do Socorro Silva, do município de Altos, a importância do Simpósio é que ele proporciona a formação continuada dos professores. "Participei da oficina ?Estratégias para avaliação dos alunos com deficiência intelectual: práticas e desafios? e achei interessante as estratégias de como fazer a avaliação de autismo", avalia.
A gestora educacional Francisca Kelly Silva, do município de Matias Olímpio, destaca como o aspecto mais positivo no Simpósio a oportunidade de atualização profissional. "Nós professores precisamos nos reinventar a cada dia e o Simpósio é positivo nesse aspecto. A oficina que participei fala de estratégias de avaliação para alunos com deficiência. Trata-se de uma realidade cada vez mais presente. Hoje há previsão na legislação e a tendência é termos essa realidade cada vez mais presente nas escolas e precisamos de preparo", disse Francisca.
Um dos aspectos que os congressistas destacaram como positivo foi a necessidade de associação entre teoria com a prática em sala de aula. Para a professora Sergiane Monteiro, do município de Guadalupe, o Simpósio proporciona a inovação das estratégias de sala de aula. "É uma forma de fazer o professor se inspirar. Achei muito interessante a experiência trazida pelo professor na oficina sobre Letramento e a Matemática. Sempre que a gente mexe com material concreto torna a aula bem mais dinâmica que a aula de cálculo convencional", comparou.